SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Combate à dengue: SMS promove ação de recolhimento de pneus

Ao longo de toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Controle de Roedores e Escorpiões, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLUM) e Defesa Civil Estadual, promove uma série de ações de combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya em diversos bairros da capital.

SMS promove recolhimento de pneus. Foto: Ascom/SMS

Segundo Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, a população de Maceió conta com ações de educação ambiental nos bairros e nas escolas. “As ações se concentram, sobretudo, em localidades com alto índice de infestação. Nesses locais, foram feitas inspeções nos imóveis, recolhimento de lixo pela SLUM, entrega de panfletos em praças e orientações em rádios comunitárias sobre preventivas para evitar a proliferação do mosquito”, afirma.

Nesta quinta-feira, 6, e amanhã, 7 de dezembro, os agentes de endemias, junto com a SLUM e agentes da Defesa Civil farão o recolhimento de pneus descartados irregularmente e que são um dos principais focos do mosquito. Esse trabalho vem sendo realizado periodicamente e conta com o apoio de três veículos para o recolhimento desse material, um caminhão da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e dois caminhões da SLUM.

SMS promove recolhimento de pneus. Foto: Ascom/SMS

Nesta quinta-feira (6), as ações se concentram na parte alta de Maceió, devendo contemplar os seguintes bairros: Cidade Universitária, Clima Bom, Santos Dumont, Canaã, Farol, Gruta de Lourdes, Jardim Petrópolis, Pinheiro, Santa Lúcia, Tabuleiro dos Martins, Barro Duro, Feitosa, Jacintinho, São Jorge, Serraria, Antares e Benedito Bentes. Ao todo, 78 borracharias receberão esse material.

Já na sexta-feira (7), o recolhimento será feito em 17 bairros da parte baixa de Maceió: Levada, Ponta Grossa, Trapiche, Vergel, Bebedouro, Cruz das Almas, Ipioca, Jacarecica, Jatiúca, Mangabeiras, Pescaria, Riacho Doce, Prado, Centro, Jaraguá, Poço e Ponta da Terra. O material recolhido será destinado a 82 borracharias.

As áreas de atuação dos agentes de endemias obedecem ao critério do mapeamento de áreas da cidade onde o problema é detectado, com base no recebimento de denúncias de descarte inadequado desse tipo de resíduo, feitas pela população através dos números do Disque Dengue (3221-2523 e 3315-5360) e do Disque Limpeza (3315-2600). É a partir desse levantamento que a equipe define o planejamento de toda a operação, recolhendo e garantindo a destinação ecologicamente correta desse material.

Ana Cecília da Silva/Ascom/SMS