feed

SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378

Conselheiros passam por atualização profissional

Nesta segunda-feira (03), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram o primeiro dia de capacitação para os conselheiros tutelares e de direitos do Município de Maceió. A capacitação será dividida em três momentos, encerrando no dia 17 de dezembro.

O primeiro momento da capacitação foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Economia (Semec) e contou com a participação de mais de 30 conselheiros das 10 regiões administrativas de Maceió. De acordo com a diretora do CMDCA, Maria Cícera de Oliveira, o intuito da ação é proporcionar aos trabalhadores mais orientações para atuar nas diversas demandas que o universo do Conselho tem.

“Há muito tempo que os conselheiros pediam essa capacitação e hoje é a primeira etapa de momentos que serão realizados nos dias 3 e 4, 10 e 11 e dia 17 de dezembro. Durante todos esses encontros serão trabalhados as demandas da área em que atuam, com o intuito de melhorar o serviço, o atendimento e levar uma informação mais completa”, explicou a presidente.

Ainda segundo Maria Cícera, a capacitação também tem o objetivo de estimular a criação de um cronograma de ações sobre o que é o Conselho Tutelar. “Ainda existe uma dúvida e até um medo das crianças sobre qual o trabalho do conselheiro, então um dos planejamentos para a capacitação é de se realizar um cronograma e planejamento de ações em lugares públicos sobre o nosso trabalho”, disse.

A capacitação foi destinado para os conselheiros tutelares de todas as regiões administrativas (Foto: Ascom Semas)

Weliton Vasconcelos é consultor de políticas públicas da criança e do adolescente e foi convidado para ministrar as aulas. “A capacitação veio para atender uma necessidade que existia no Conselho, então durante esses encontros irei estimular a reflexão, trabalhar a dinâmica e funcionamento de cada conselho. Vamos falar sobre as atribuições, orçamentos, processos administrativo, tudo para impulsionar o serviço”, falou.

Para Maria José da Silva, que é conselheira tutelar da região X, a capacitação era algo muito esperado. “Tudo que vem para ensinar, orientar e trazer novas informações é importante. Já nesse primeiro encontro tivemos um ótimo retorno”, disse a conselheira.

A capacitação continua nesta terça-feira (04) para os conselheiros tutelares e volta nos próximos dias 10 e 11 para conselheiros de direitos. No dia 17 será realizado um encerramento para todos os conselheiros.

Amanda Falcão (estagiária)/ Ascom Semas

bg azul