SIMA

Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro
CEP 57018-330 // Fones: (82) 3315-3821 / 6410 / 3828 Call Center: 0800 031 9055

Cosip: número de isentos se mantém na casa de 100 mil

Em novembro, mais de 103 mil famílias de baixa renda em Maceió foram beneficiadas com a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). Segundo os dados da Superintendência Municipal de Iluminação (Sima), 29,77% dos consumidores residenciais de toda a capital alagoana que consomem até 60kw de energia por mês ganharam a isenção na conta de luz.

Foto: Ascom Sima

A média de famílias consumidoras beneficiadas se manteve na casa de 100 mil durante todo o ano de 2018. No mês de setembro foi constatado o recorde de 113.738 unidades consumidoras agraciadas com a isenção da taxa de cobrança da iluminação pública.

Como informa o superintendente da Sima, Frederico Lins, quem recebe a isenção é parte da população que realmente necessita. “São pessoas que podem utilizar o dinheiro para ajudar com o orçamento doméstico. Não perdemos arrecadação e a Cosip continua garantindo a iluminação com a qualidade que a cidade de Maceió merece”.

A isenção foi criada para ajudar os consumidores de baixa renda e é considerada um marco da atual administração. Hoje a cidade já conta com mais de 73 mil instaladas nos seus 52 bairros, incluindo as vias de acesso. Em 2013, esse número era de pouco mais de 55 mil.

Disque Luz

A Cosip também permite que a Prefeitura de Maceió garanta o serviço de atendimento a população por telefone, site e aplicativo. Qualquer problema na iluminação ou nos postes de luz, pode ser informado de três formas: o Disque Luz (0800 031 9055, a ligação é gratuita de um telefone fixo ou orelhão), o portal da prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/disqueluz) ou pelo aplicativo Cidade Iluminada, disponível para IOS e Android.