SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378

Cras trabalha tipos de deficiência com crianças e adolescentes

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado foi um dos equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que aderiram à campanha alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado oficialmente na última segunda-feira (03).

A atividade será desenvolvida com o grupo de crianças e adolescentes do Cras Dom Adelmo (foto: Ascom Semas)

Durante todo o mês de dezembro, o Cras Dom Adelmo vai desenvolver atividades esportivas, de arte e cultura sobre os diversos tipos de deficiências com o grupo de crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora do Centro de Referência, Djane Pacheco, o intuito das ações é fazer com quem os usuários possam sentir as dificuldades que os deficientes passam.

“Através de atividades físicas, as crianças e os adolescentes irão sentir um tipo de deficiência. Por exemplo, um dia irão realizar brincadeiras com os olhos vendados, representando a deficiência visual, e assim por diante. No quesito de arte e cultura, eles irão produzir um material sobre o assunto. No fim, queremos que eles simulem essas atividades para os outros grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), como os grupos de idosos e de mulheres”, explicou Djane.

Os usuários, além das atividades práticas, também participam de momentos teóricos, nos quais a equipe do Cras ensina sobre as formas de inclusão e como o esporte é importante para o desenvolvimento das pessoas com deficiência.

Entre algumas das atividades, os usuários irão simular as dificuldades e o mundo da deficiência (Foto: Ascom Semas)

Ainda segundo Djane, o Cras aderiu a campanha também pelo motivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como nas áreas política,  econômica e cultural. “Nós temos que ser multiplicadores do respeito ao próximo e devemos levar tudo isso que estamos ensinando aos pequenos até as pessoas que são mais idosas ou que não façam parte do Cras. A deficiência já carrega muitas dificuldades, o preconceito não deve ser mais uma delas”, disse a coordenadora.

As atividades sobre os tipos de deficiência continuarão sendo realizadas durante os encontros do grupo de criança e adolescente às terças e quintas-feiras, nos horários da manhã e da tarde. Para mais informações, o Cras Dom Adelmo Machado está localizado na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado.

Amanda Falcão (estagiária)/ Ascom Semas