SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3315-4747 | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Guardas municipais aperfeiçoam técnicas de patrulhamento

O curso de Adequação Legal para Porte de Armas têm proporcionado conhecimentos teóricos e práticos para seus alunos. Acompanhados pelos instrutores da disciplina Técnicas e Procedimentos Operacionais da Guarda Municipal de Maceió, eles participaram, na sexta-feira (23), da Operação Convívio Seguro, realizada de forma integrada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); Tribunal de Justiça, por meio da Vara da Infância e da Juventude; Eletrobrás/Distribuição de Alagoas; Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito; e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

O objetivo da operação Convívio Seguro, realizada mensalmente pela Semscs, é promover uma fiscalização conjunta com outros órgãos, de forma educativa, preventiva e punitiva, com uma atuação rápida frente às irregularidades constatadas para coibir a perturbação do sossego. Os principais alvos são bares e outros estabelecimentos, cujas demandas chegaram em decorrência da fiscalização de rotina e em decorrência de denúncias já encaminhadas à secretaria.

Na sexta-feira (23), a ação aconteceu durante a noite, em bairros como Jatiúca, Trapiche e Tabuleiro. Em alguns estabelecimentos, houve desobstrução do passeio público pela Semscs, que verificou questões pertinentes à fiscalização de posturas; apreensão, pela Vigilância Sanitária, de alimentos que não estavam de acordo com a legislação; e corte de energia, pela Eletrobras, em estabelecimentos que se estavam inadimplentes. Além de combate à presença de menores em bares impróprios para a idade, pela Justiça da Infância e Juventude.

Com o inspetor Manoel Costa Pereira no comando geral da operação, a estratégia foi organizar os alunos em três grupos, orientados pelos instrutores: GM Edvan Carvalho, como coordenador operacional; GM Evandro Sampaio, na coordenação de logística; e o GM Charles Sanches, na coordenação de inteligência. “Essas aulas práticas aprimoram nossas técnicas e, no momento da ação, nossa maior satisfação é nos sentirmos úteis à sociedade; nós percebemos o reconhecimento de todos quando o cidadão nos agradece pelo serviço que estamos fazendo”, afirmou Charles Sanches.

Durante a semana,  os alunos tiveram aulas de primeiros socorros e, na quinta-feira (29), tiveram prática de patrulhamento, e percorreram as ruas dos bairros da parte alta e baixa de Maceió. O coordenador de Ensino e Instrução da Semscs e autor do projeto do curso de Adequação, Alexandre Moreira, ressalta que para elaboração e aplicação das aulas, o curso segue os conteúdos e a metodologia conforme as determinações da Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. “Para uma formação ainda mais completa dos agentes, incluímos conteúdos atualizados para atender aos vários dos principais desafios da segurança atualmente”, afirma.

Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, essa qualificação constante é fundamental para firmar a Guarda Municipal de Maceió diante das demais instituições de segurança pública. “A contribuição de cada guarda municipal, de cada subinspetor e inspetor, na prestação de serviços à comunidade faz com que alcancemos a redução significativa nos índices de criminalidade e melhoria na sensação de segurança para a população”, destaca.

Ascom Semscs