SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Médicos do PAM recebem Comenda Arthur Ramos

No mês dedicado à prevenção e combate ao vírus HIV e à Aids, as ações da campanha Dezembro Vermelho deram espaço para uma homenagem aos profissionais que estão na linha de frente do atendimento especializado no Bloco I do PAM Salgadinho. Em uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, foram concedidas a Comenda Arthur Ramos a profissionais e entidades que se dedicam às políticas públicas nessa área.

A médica dermatologista Eulina Maria Vieira de Abreu e o médico infectologista Renèe Oliveira do Nascimento foram agraciados com a comenda. O reconhecimento acolheu a indicação dos pacientes que participam da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+) em Alagoas, com a assistência prestada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I do PAM Salgadinho.

Para a Gerência do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais, a iniciativa foi um reconhecimento ao comprometimento profissional de ambos, que se reflete no atendimento humanizado e de qualidade disponibilizado no PAM Salgadinho.

“A Dra. Eulina  e o Dr. Renèe têm uma trajetória de seriedade, ética, competência e compromisso com o trabalho, com a qualidade de saúde dos usuários e com a causa da Aids. São profissionais valorosos, que enobrecem a assistência à saúde no Sistema Único de Saúde e, portanto, merecedores de um reconhecimento público”, afirmou a gerente do Programa no município, Tereza Carvalho.

Servidor municipal desde 1996, o infectologista Renèe Oliveira atua no Bloco I do PAM Salgadinho há 14 anos. Atencioso, acompanha de perto mais de 1.300 usuários no CTA daquela unidade, extrapolando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para sua carga horária de atendimento em HIV, que seria de 400 pacientes. Sempre respeitoso, ele recebeu a homenagem com alegria e gratidão.

“Um reconhecimento como esse, vindo das pessoas que estão diretamente ligadas ao serviço, é extremamente gratificante, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para garantir a assistência adequada aos nossos pacientes. É um incentivo a mais para seguirmos trabalhando com um atendimento humanizado, que só gera resultados positivos”, ressaltou Renèe.

Para a Dra. Eulina Vieira, o sentimento também é de gratidão. Profissional de referência em Alagoas no tratamento na Lipodistrofia dos pacientes HIV, a dermatologista é servidora municipal desde 2004, atuando no tratamento de todas as ISTs no Programa Municipal.

“A Dra. Eulina também é um profissional exemplar, que não mede esforços para garantir um atendimento de qualidade a todos que procuram o serviço. Ficamos felizes que essa dedicação tenha conquistado o respeito de todos”, reforçou Tereza Carvalho.

A audiência contou com a presença de vereadores, deputados e representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, além das entidades do movimento LGBT que atuam na prevenção e conscientização do HIV/Aids.

Cássia Oliveira / Ascom SMS