SMTT

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins

Prefeitura reforça sinalização e melhora segurança viária

Em 2018, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) promoveu uma grande força-tarefa para melhorar a sinalização viária em diversos bairros da capital alagoana. Ao todo, 1.951 novas placas e 337 faixas foram implantadas para proporcionar mais qualidade de vida e segurança aos pedestres, ciclistas e condutores que transitam diariamente pelos corredores de transporte da cidade.

Avenida do Futuro, no bairro Benedito Bentes, recebe nova faixa de pedestres. Foto: Ascom SMTT

No Benedito Bentes, a SMTT efetuou a implantação de uma nova faixa de pedestres na Avenida do Futuro, em frente à Escola Municipal Selma Bandeira. A partir de agora, os alunos contam com maior segurança durante a travessia na via.

Através do Projeto SMTT Mais Perto de Você, o bairro Santos Dumont foi contemplado com a instalação de 16 novas faixas de pedestres e 258 placas de trânsito. Já o bairro São Jorge, que também recebeu uma edição do projeto, foi beneficiado com a instalação 113 estruturas de sinalização vertical.

Rua Irís Alagoense, no Farol, passou por recuperação asfáltica e ganhou nova sinalização.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“A Prefeitura de Maceió entende que a melhora na infraestrutura viária resulta em maior comodidade e segurança para todos. Por isso, a SMTT tem trabalhado para dar uma cara nova ao trânsito da capital, requalificando a sinalização nos corredores de transporte da cidade. E seguindo a determinação do prefeito Rui Palmeira, continuaremos em 2019 levando mais serviços a várias comunidades da capital”, pontua a titular da SMTT, Antônio Moura.

Ainda na parte alta da capital, mas agora no bairro Farol, a Rua Íris Alagoense ganhou 23 novas placas ao longo do seu percurso. As equipes da SMTT executaram a pintura das linhas contínuas e tracejadas ao longo da via, além da demarcação de áreas exclusivas para o estacionamento de veículos.

A Faixa Azul é o corredor exclusivo para o transporte público de Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Os mais de 30 km da Faixa Azul das partes alta e baixa de Maceió também foram completamente revitalizados pela equipe de Obras Viárias da SMTT. Os moradores da Santa Amélia também receberam a atenção das equipes Superintendência e foram beneficiados com nove faixas de pedestres, resultando em maior segurança ao realizar a travessia pelas vias. No bairro também foi executada a pintura de três ondulações transversais, os populares quebra-molas.

Outro importante corredor de transportes que recebeu as ações da Prefeitura foi a Avenida Governador Afrânio Lages, popularmente conhecida como Leste-Oeste, no Jacintinho. A via recebeu novos tachões para canalizar o trafego e sinalizar a via com o intuito de evitar acidentes, especialmente no período da noite. No local também foram implantadas 44 estruturas verticais de orientação.

Rua Pastor Eurico Calheiros ganha área exlusiva para estacionamento de veículos. Foto: Ascom SMTT

Já na Rua Pastor Eurico Calheiros, no Jacintinho, 11 faixas para a travessia e 104 placas de sinalização vertical foram entregues à população. A pintura das linhas contínuas e tracejadas também foi realizada e áreas foram demarcadas para que os condutores possam realizar o estacionamento nos devidos locais. Além disso, uma faixa exclusiva para a parada de motociclistas foi implementada na comunidade.

Intervenções na parte baixa

Rua Quintino Bocaiúva foi recapeada e está sendo sinalizada.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A parte de baixa não ficou de fora do calendário de serviços da Superintendência. Na Pajuçara, as ruas Epaminondas Gracindo, Quintino Bocaiúva e Jangadeiros Alagoanos foram beneficiadas com as melhorias. Juntas, as ruas receberam mais de 75 novas e modernas placas de trânsito. As equipes da SMTT também requalificaram a sinalização horizontal dessas vias, que ganharam áreas exclusivas para estacionamento de veículos e baias de ônibus.

A orla marítima de Maceió foi contemplada com uma total revitalização da sinalização horizontal. Foto: Ascom SMTT

Nesta semana, a Prefeitura de Maceió concluiu toda a sinalização horizontal em 11 vias da orla marítima da capital alagoana. Os bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá e Prado foram contemplados com as intervenções de melhorias realizadas pela SMTT.

Ao todo, foram implantadas 120 faixas para a travessia de pedestres e pintadas sete áreas de conflito que servem para reforçar a proibição de parada de estacionamento de veículos na interseção das vias, já que prejudica a circulação. Nestes locais, 600 placas de estão sendo fixadas para ordenar o trânsito.

Ascom SMTT