feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro
CEP 57020-440 // Fone: (82) 3336-4409

Prefeitura lança Observatório do Turismo de Maceió

Observatório do Turismo de Maceió reúne dados e indicativos do segmento. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió lançou nesta quinta-feira (06) o Observatório do Turismo de Maceió. O projeto, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), é uma plataforma digital que reúne dados e indicadores relacionados ao segmento e oferece suporte direto ao planejamento do setor.

O evento, que aconteceu no Jatiúca Hotel & Resort, contou com um café da manhã para convidados e reuniu importantes entidades do trade turístico, como Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), além de representantes de outras frentes de atuação e secretarias da administração municipal.

O secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, iniciou a apresentação e lembrou que o lançamento marca uma entrega do plano de governo da Prefeitura voltado ao segmento.

“Esse momento é importante para apresentar os avanços que conseguimos viabilizar através da Semtur, assim como reforçar a necessidade de um trabalho permanente e conjunto entre a administração pública e entidades que compõem o trade turístico para que a gente possa elevar o número de indicadores positivos em relação ao segmento na capital alagoana”, comentou o gestor.

Em seguida, o gestor do Observatório de Turismo de Maceió, Elton Setton, expôs um apanhado geral do trabalho desenvolvido com o estagiário da Semtur na área de tecnologia, Cauê Bittencourt.

Elton Setton, gestor do projeto, apresenta a nova ferramenta ao público. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

“Com a criação do nosso observatório, a Semtur se insere em uma rede brasileira de observatórios do turismo. Desse modo, a gente passa a manter uma comunicação permanente e troca de informações com outros destinos, o que contribui para que nos tornemos cada vez mais conectados e alinhados ao conceito de Cidades Inteligentes,” frisou Elton.

Para o presidente da ABIH em Alagoas, Milton Hênio Vasconcelos, o Observatório do Turismo de Maceió é um passo importante na construção de um cenário mais qualificado e eficaz, já que contribui para tomadas de decisão voltadas à estruturação, planejamento e promoção do destino.

“O Observatório do Turismo de Maceió é um projeto grandioso, já que a traz ao turismo local uma visão que a gente precisava para avançar na profissionalização do setor. Diante de todos esses dados, é possível fazer um planejamento mais assertivo, ser mais eficiente em marketing, estratégias e avançar em diversos pontos,” afirmou.

Secretário de Turismo, Jair Galvão, apresenta avanços nas ações da prefeitura para o segmento. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O Observatório de Turismo de Maceió é uma iniciativa da Semtur e tem como objetivo analisar o comportamento do cenário turístico da cidade. O uso da ferramenta faz parte de uma agenda conjunta de ações da Prefeitura de Maceió, adequando o município ao conceito de Cidades Inteligentes, viabilizando maior eficiência da gestão e fortalecendo a competitividade do destino Maceió.

Luiz Rios / Ascom Semtur

bg azul