SEDET

Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol.
CEP - 57050-015 // Fones: (82) 3315- 4754 / Disque Denúncia: (82) 3315-4747

Campanha Rua Legal é prorrogada até o dia 31 de Janeiro

Os moradores de Maceió que ainda não enviaram as propostas para alteração de nomes de ruas da Capital poderão fazer isso até o dia 31 deste mês. A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) prorrogou a Campanha Rua Legal, com o objetivo de dar mais tempo para que os maceioenses proponham as mudanças.

Em Maceió, cerca de duas mil ruas ainda não receberam nomes oficiais e estão cadastradas como Rua A, Rua B, Rua em Projeto, Rua Nova, entre outras nomenclaturas, que se repetem em diversos bairros da cidade. Sem um endereço correto e oficial, os moradores são prejudicados na hora de receber correspondências e encomendas.

Pela Campanha Rua Legal, os próprios moradores poderão sugerir o nome da rua em que mora. Eles devem se reunir com a comunidade, elaborar um abaixo-assinado e enviar a sugestão para a Sedet. O envio pode ser por e-mail: rualegalmaceio@gmail.com ou diretamente na sede da Secretaria, localizada na Avenida Governador Afrãnio Lages, 297 (Leste-Oeste), onde funcionava a antiga SMCCU.

Junto ao abaixo-assinado, deve ser anexado um pequeno histórico sobre o nome sugerido e sua relação com a comunidade, além de justificar o motivo da escolha. “É importante que a escolha seja feita em comum acordo com os moradores daquele logradouro, para evitar insatisfação entre eles. O ideal é que seja escolhido um personagem que tenha uma significação para o bairro ou mesmo para a rua”, explicou o diretor de Geoprocessamento da Sedet, Tácio Rodrigues.

Legislação

A escolha do nome da rua deve seguir critérios já determinados pelo Código de Urbanismo e Edificações de Maceió (Lei 5.593), a partir do artigo 83. Pelas regras dessa legislação, as ruas não podem receber nomes de pessoas vivas, não é permitido alterar para nomes de ruas que já existem e nem modificar logradouros históricos e tradicionais.

Mais informações sobre a Campanha Rua Legal, clique aqui.

Ascom Sedet