SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3377-3033 e 3315-4747 (disque-denúncia) | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Guardas estudam sobre violência e insegurança pública na sociedade

Professor Carlos Martins tratou de temas como racismo, homofobia e Direitos Humanos. Foto: Pedro H. Santos/Ascom Semscs

Os alunos do Curso de Formação Básica e Adequação Legal ao Porte de Arma de Fogo da Guarda Municipal de Maceió tiveram, durante essa semana, aulas da disciplina Violência e Insegurança/Segurança Pública. O objetivo da disciplina é permitir que o aluno tenha a compreensão sobre a composição da sociedade. As atividades da matéria se encerram nessa sexta-feira (11). Durante as aulas, alguns assuntos tratados ganharam destaque, entre eles estão o racismo, homofobia, violência doméstica e noções da sociologia da violência.

Carlos Martins, professor e mestre em sociologia do crime, foi o responsável por ministrar as aulas para os agentes da Guarda Municipal. Ele comentou sobre a sua expectativa, em relação aos guardas, depois das instruções passadas acerca dos temas abordados durante a semana: “O respeito à pessoa e à diversidade de pessoas devem ser os valores que esses alunos têm que levar para uma ação prática. Esperamos que, a partir desse conhecimento que eles demonstraram assimilar, possam reproduzir na prática. De modo que, em uma sociedade que padece com medo da insegurança, a atuação desses agentes possa representar conforto, sensação de segurança e de respeito ao público alvo: o cidadão maceioense”.

Alunos assimilaram bem o conteúdo passado durante as aulas. Foto: Pedro H. Santos/Ascom Semscs

A disciplina teve 40 horas/aula num período de cinco dias e foi lecionada na sede da própria GM. O guarda municipal Edmilson Santos avaliou o aprendizado passado aos alunos e a aplicabilidade da disciplina no cotidiano de trabalho de um agente de segurança: “A disciplina é de suma importância, já que trata o lado social em conjunto com a violência. Nós estamos vendo, sob o ponto de vista da sociologia, de onde e quando surgem a violência contra a mulher, a violência doméstica, o racismo, a homofobia, entre outros tipos de agressão. Fomos preparados para entender onde nasce e até onde vai a violência, para tratar com mais delicadeza temas como esses”.

Thiago Luiz (estagiário)/Ascom Semscs