SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Saúde renova material educativo para ações preventivas

Material será usado em ações preventivas

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai renovar, até a próxima semana, todo o material educativo utilizado pelas equipes das unidades de saúde no trabalho preventivo de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Aids e Hepatites Virais.

A folheteria começou a ser distribuída pela Gerência do Programa Municipal de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais nesta sexta-feira (11) com o apoio logístico da gerência do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das coordenações dos Distritos Sanitários.

Adquirido pela SMS com recursos direcionados ao custeio do Programa, o kit com o material educativo inclui álbuns seriados com cada uma das abordagens, cartazes, folhetos e acessórios como pelve de acrílico e pênis de borracha.

Gerente do IV DS, Cíntia Andrade (à esquerda), recebendo o material

Os kits serão entregues às 70 unidades básicas de saúde, aos cinco CAPS do município e às unidades de assistência especializada – CTA do PAM Salgadinho e hospitais Universitário (HU) e Hélvio Auto – garantindo assim subsídios adequados à continuidade das ações preventivas realizadas junto aos usuários das unidades e população em geral.

“Todo esse material é utilizado nas atividades de educação em saúde realizadas não só pelas equipes de saúde, mas também por estudantes e professores que acessam os serviços como espaço de aprendizagem, facilitando o diálogo com a população em torno da temática de prevenção as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais”, afirmou a gerente do Programa, Tereza Carvalho.

Ainda de acordo com Tereza, a aquisição possibilitou não só a renovação do acervo já existente nas unidades, mas também a  disponibilização desse kit para as novas estruturas de saúde entregues pela atual gestão, que ainda não dispunham desse material.

Às unidades de referência para o NASF ou que tenham equipes compostas por estudantes e profissionais que integram o Programa Saúde na Escola (PSE) e/ou o Programa Interprofissional PET-Saúde GraduaSUS também será encaminhado dentro do kit o álbum seriado sobre Sexualidade. Além disso, todas as unidades receberão ainda cartazes e cartilhas da campanha “Sífilis: Teste, Trate e Cure”, esta coordenada pelo Ministério da Saúde.

Cássia Oliveira/ Ascom SMS