SEDET

Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol.
CEP - 57050-015 // Fones: (82) 3315- 4754 / Disque Denúncia: (82) 3315-4747

Conselho discute resultados da Operação Rede Limpa

Os resultados da Operação Rede Limpa foram apresentados na reunião do Compram.

Os resultados da Operação Rede Limpa foram apresentados na reunião ordinária do Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram), realizada na manhã desta terça-feira (12), na Prefeitura de Maceió.

A operação começou no dia 02 de janeiro deste ano e já alcançou excelentes resultados, segundo os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), órgãos que compõem a Operação Rede Limpa e estavam presentes à reunião.

Foram coletadas 18 toneladas de resíduos, recolhidos de limpeza de caixas de passagem e de gordura, de galerias de esgoto e pluviais e de bocas de lobo. A operação também resultou em oito autuações e notificações por infrações e crimes ambientais em Maceió.

Nesta primeira etapa, a Operação Rede Limpa tem se concentrado na região da Jatiuca e Mangabeiras, com foco no trabalho para coibir intervenções nas redes de drenagem e de esgotamento sanitário, reforçando a fiscalização ambiental, por meio da parceria entre a Sedet, Seminfra, Slum e Casal.

Para o representante do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL), Alfredo Breda, a reunião foi proveitosa. “O trabalho está sendo muito bem feito e nós do setor produtivo estamos apoiando estas iniciativas, tanto da Prefeitura quanto da Casal”, disse.  “Não somente para evitar ligações clandestinas de esgoto, a Operação Rede Limpa tem tido uma atuação bem ampla”, acrescentou o representante da Sedet, Leonardo Novaes.

Além do combate às ligações clandestinas de esgoto, a operação atua para evitar o descarte irregular de efluentes sanitários gerados com limpeza de fossas, combater o lançamento irregular de efluentes oriundos de águas de lençol freático, evitar o descarte indevido de efluentes gerados por lava-jato e evitar resíduos de caixa de gordura.

Caixa de Gordura

Na mesma reunião, o Compram também aprovou diretrizes para elaboração de um Projeto de Lei para regulamentação e dimensionamento das caixa de gordura em estabelecimentos comerciais de Maceió. Segundo Leonardo Novaes, o processo será encaminhado à Sedet, para que o órgão tome as providências cabíveis.

Ascom Sedet