feed

GVP

Gabinete do Vice-Prefeito

Rua Jornalista Lafaiete Belo, 47, Poço
CEP 57025-690 // Fones: (82) 3315-2124 / 3315-2125

Marcelo Palmeira entrega primeira Geladeiroteca

Marcelo Palmeira entrega geladeiroteca na Praça Dênis Agra, no Conjunto Santo Eduardo. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió.

O prefeito em exercício Marcelo Palmeira participou, na noite dessa quinta-feira (21), da entrega da primeira Geladeiroteca de Maceió, instalada na Praça Jornalista Dênis Agra, no Conjunto Santo Eduardo. A iniciativa consiste em transformar geladeiras encontradas no lixo em bibliotecas ao ar livre, com um acervo composto por doações da própria população.

Marcelo Palmeira – Prefeito em exercício. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió.

A ideia é, além de incentivar a leitura, promover a reutilização de resíduos que seriam destinados ao aterro e estimular a população a ocupar os espaços urbanos , como destacou Marcelo Palmeira. “Estivemos aqui na praça recentemente para entregá-la totalmente revitalizada para a população e hoje estamos trazendo essa novidade que vai movimentar ainda mais o equipamento e incentivar a cultura da leitura. Esta foi uma geladeira que foi descartada de forma irregular e agora está recheada de livros”, disse o prefeito em exercício.

Cheia de cores e equipada com mais de 50 títulos doados pela população, a novidade faz parte do projeto criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Casa das Tintas e a Oikos, para incentivar a leitura e levar peças de arte a áreas públicas da capital.

Gustavo Acioli Torres, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, explicou o projeto. “Estas geladeiras que anteriormente estavam poluindo a nossa cidade, por terem sido descartadas de forma irregular, foram recolhidas, decoradas por artistas locais e agora vão ser fonte de conhecimento. Junto com a população arrecadamos os livros e hoje estamos inaugurando a primeira Geladeiroteca, que deve movimentar a praça, incentivar a leitura e a cultura na nossa cidade”, destacou o gestor que também é superintendente de Limpeza Urbana.

Laís Costa arrecadou livros para a Geladeiroteca e doou exemplares da filha, Maria Eduarda.

Uma das pessoas que contribuíram para que a Geladeiroteca ficasse abastecida de livros foi a Laís Costa. Ela é moradora do bairro desde que nasceu e conta que assim que soube do projeto começou a buscar formas de arrecadar livros. “Trabalho na Universidade, então tomei a iniciativa de conversar com o pessoal da Editora da Ufal, que acabou doando alguns livros. Também separei livros da minha filha e trouxe para cá”, pontuou. “Eu acredito que a leitura é uma forma de conhecer o mundo ao nosso redor e dar asas à imaginação. Lá em casa, a gente se reúne para lermos juntos, tanto é que, com dois aninhos, a Maria Eduarda já demonstra interesse pelos livros. Estamos muito felizes com o projeto pertinho da nossa casa” completou.

A entrega da Geladeiroteca é resultado de parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Além da Casa das Tintas, o projeto também contou com o apoio da Oikos, uma empresa de acabamentos para a construção civil que é referência nacional no mercado de decoração e design. Para receber a Geladeiroteca na praça, a Oikos estruturou uma base com pastilhas e cerâmicas coloridas.

Para Evelyne Cruz, proprietária da Oikos, esse é um retorno que a empresa tem que dar para a sociedade. “Queremos com o projeto apoiar intervenções na cidade e ser parte desta rede de incentivo à leitura. Esse piso demarcando a área, traz à tona a intervenção da Prefeitura e quantas geladeiras forem reutilizadas, nós vamos produzir estes tablados”, disse a empresária.

Contação de hitórias foi uma das atrações da noite dessa quinta-feira, durante entrega geladeiroteca da Praça Dênis Agra
Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Durante a entrega da primeira Geladeiroteca, crianças da região contaram com uma apresentação especial de contação de histórias com a dupla Petequinha e Florzinha. Além da Praça Jornalista Dênis Agra, outros três pontos da cidade serão contemplados pelo projeto em breve. As geladeiras receberam tratamento com produto especial fornecido pela Casa das Tintas para que não se desgaste com facilidade. As quatro unidades produzidas inicialmente receberam a arte do grafiteiro Joe Santos.

Letícia Pascoalino / Secom Maceió

 

bg azul