feed

SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378

Mês da Mulher: Praça da Faculdade recebe Feira de Serviços

Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará ações voltadas para o público feminino e para a valorização da mulher. As atividades fazem parte da programação da Prefeitura para o Mês da Mulher, e, nesta quinta-feira (14), uma Feira de Serviços levará diversas ações para a comunidade. O evento ocorrerá na Praça da Faculdade, das 8h às 12h, e terá 12 tendas de atendimentos especializados.

A Semas atuará na feira com ações para os eixos de assistência social, justiça, autonomia e empreendedorismo, e também irá realizar encaminhamentos para que as pessoas possam fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os encaminhamentos serão liberados mediante a comprovação da renda e da apresentação do documento de identificação, título de eleitor e CPF, e, para ter acesso ao BPC (que é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios para se manter) é necessário estar inserido no CadÚnico e possuir uma renda menor que 1/4 do salário-mínimo vigente por pessoa do núcleo familiar.

Segundo a coordenadora dos Direitos da Mulher da Semas, Daniela Lyra, apesar das mesas e palestras serem voltadas às mulheres, o atendimento dos serviços cobrirá todas as demandas. “Apesar das ações serem voltadas para a comemoração do Mês da Mulher, a demanda será espontânea e iremos atender a todos os públicos. Estimamos a presença de cerca de 300 pessoas”, explicou.

Já para a inserção no CadÚnico, o interessado precisa apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: comprovante de residência, Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho, contra-cheque (caso possua), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família, Certidão de Nascimento, Cartão de Vacina (para crianças de 0 a 7 anos), Declaração da Escola (para menores com idade entre 6 e 17 anos) das crianças e adolescentes da família e Declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.

Na área da assistência social e justiça, a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Poço, Rafaela Ambrósio, fará consultas individuais para explicar às mulheres como elas podem identificar e denunciar casos de abuso físico ou psicológico e para identificar quais os direitos estão sendo violados.

Ainda de acordo com a coordenadora, a ação é importante porque em alguns casos a mulher não sabe que está sendo abusada. “Consideramos crucial oferecer esse serviço porque muitas mulheres já vivenciaram tantos abusos ao longo da vida que não conseguem mais identificá-los. A advogada ficará em uma mesa e esse atendimento será individual”, esclareceu ela.

A Semas ainda proporcionará uma palestra sobre empreendedorismo e autonomia feminina, com o objetivo de ampliar a visão das mulheres e incentivar suas independências financeiras.

Feira de Serviços acontece na Praça da Faculdade. Foto: Ascom Semas/Arquivo

Outros serviços

A Feira também oferecerá serviços das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Desenvolvimento Sustentável (Semds), Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Procon Maceió.

A SMS estará presente com uma equipe do projeto Consultório na Rua, que mede a pressão, glicemia e realiza testes rápidos nos pacientes. Não é necessário documento de identificação para ter acesso aos testes. Além disso, a secretaria fará uma exposição educativa.

A Semtabes irá ofertar os serviços de cadastro de currículos no banco de dados do Mais Emprego, agendamento para prova de qualificação profissional na área de telemarketing do JA Brasil e o agendamento para confecção da carteira de trabalho.

O Procon Maceió realizará atendimentos aos consumidores, e, de acordo com o diretor do órgão, Leandro Almeida, será necessário estar com os documentos de identificação em mãos e com o material relativo à consulta específica.

A SMTT estará com uma equipe de informações sobre o Cittamobi e sobre a lei Parada Segura; credenciamento de estacionamento para qualquer idoso de 60 anos ou mais; e com a confecção do Cartão Cidadão.

A SLUM e a SEMDS realizarão, respectivamente, a exposição de utensílios feitos a partir de material reciclável e a distribuição de mudas com o objetivo de incentivar a plantação e a reciclagem.

Lisa Gabriela (estagiária)/ Ascom Semas

 

bg azul