feed

IPREV

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió

Avenida Governador Afrânio Lages, 65, Farol
CEP 57050-015 // Fone: (82) 3315-3276 / (82) 3315-4122

Secretárias destacam olhar feminino na gestão pública

Elas dividem o tempo entre família, compromissos pessoais e o trabalho. Além dos desafios de ser mulher, o olhar sensível também tem voz em decisões importantes que influenciam a vida da população. Entre as servidoras municipais, as secretárias reforçam a participação da mulher na gestão pública da Prefeitura de Maceió.

Por trás dos serviços prestados pelas Secretarias de Assistência Social, Comunicação, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Educação e do Instituto de Previdência existe um trabalho em equipe liderado por mulheres. No Mês da Mulher, o prefeito Rui Palmeira destaca o empenho e a relevância do trabalho das secretárias Celiany Rocha, Eliane Aquino, Rosa Tenório, Ana Dayse Dórea e Fabiana Toledo.

“Hoje a gente conta com muitas servidoras em diversas secretarias, setores e áreas. As nossas secretárias, grandes profissionais com histórias de conquistas, representam todas as maceioenses, que vivem e lutam por igualdade e seus espaços. É muito importante o olhar feminino em decisões da sociedade, porque elas são mães, esposas e profissionais com um grande potencial de cuidado e liderança”, pontuou o prefeito Rui Palmeira.

“Nunca fui de competir, porque os espaços existem e nós precisamos ocupá-los”, afirma secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Médica (Ufal) e mestre em Saúde Pública (USP), Ana Dayse Dorea assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2013. É professora, pesquisadora e reconhecida por sua contribuição ao ensino, pesquisa e extensão em Alagoas, tendo sido reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por duas gestões consecutivas.

Ela lembra que lidera uma pasta que é 90% formada por mulheres. “Sempre considerei um desafio muito grande conduzir algum processo que lida com pessoas e, ao longo da minha vida, tive essa oportunidade. Já carrego uma trajetória de trabalho e me orgulho muito de ter liderado em vários momentos e de chegar aonde cheguei. Sempre fui muito respeitada por todas as tarefas que assumi”, afirma Ana Dayse.

A educadora enfatiza a formação como fundamental às conquistas e responsabilidades. “A mulher não precisa correr para mostrar que sabe fazer, pois ela tem competência e é importante, não pelos cargos que ocupa, mas pelo conhecimento. Os desafios não dependem de gênero, mas do compromisso e disposição”, acrescenta Ana Dayse.

“O fato de a mulher ter um dia a dia bastante puxado não significa que ela deixa de lado os anseios femininos”, diz Celiany Rocha.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A advogada Celiany Rocha Appelt é titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A gestora lembra a rotina enfrentada pela mulheres. “Estar como gestora em uma pasta que trata de assuntos muitas vezes polêmicos e outras vezes sensíveis é bastante desafiador e ao mesmo tempo muito prazeroso, porque a gente lida tanto com as angústias quanto com os prazeres de ser mulher. A gente se divide o tempo todo entre família, trabalho, obrigações e o lazer, então os nossos dois lados, o ser mulher e a vida profissional, andam alinhados”, define.

A Comunicação do Município, que trabalha com todas as demais secretarias, também é coordenada por uma mulher. Eliane Albuquerque de Aquino é advogada e jornalista, com ampla experiência em veículos de informação em Alagoas e outros estados, tendo atuado também na comunicação institucional e em assessoria de imprensa.

Eliane Aquino: “A mulher tem um olhar de cuidado e sensibilidade”. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Sobre a presença da mulher na gestão pública, ela destaca a sensibilidade diante das decisões. “É muito importante que as mulheres tenham conquistado o espaço de decisões na vida pública. Exerço meu trabalho com muita responsabilidade, foco e a certeza de que cada dia é um espaço conquistado pela mulher. O olhar feminino na gestão pública é de preocupação em obter o melhor resultado. Assim como no Jornalismo, já vivenciei momentos de trabalho com homens com o mesmo olhar de acolhimento e coparticipação”, comenta Eliane.

Ela destaca a relevância da valorização da gestão municipal ao potencial das mulheres nos espaços decisórios. “Parabenizo o prefeito Rui Palmeira porque tem um número significativo de mulheres desenvolvendo funções importantes no Município”, diz a jornalista.

“A presença de mulheres no serviço público faz a diferença” (Fabiana Toledo). Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Os funcionários do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev) contam com a liderança de Fabiana Toledo Vanderlei de Azevedo. Mestre em Modelagem Computacional e graduada em Ciência da Computação, a secretária considera expressivo o “empoderamento profissional das mulheres que ocupam cargos públicos no Município”.

Para ela, a participação de mulheres na gestão mostra o compromisso da Prefeitura com a valorização do potencial dos servidores.  “Ser gestora do Iprev foi um desafio, porque é uma área prioritariamente masculina por ser voltada para o mundo financeiro de investimentos. Gerencio as atividades com resiliência e sensibilidade em uma gestão de conflitos naturais por promover mudança cultural e inovação. Destaco que a Diretoria Executiva do Instituto é formada por cinco servidores, sendo quatro mulheres, o que demonstra a força da mulher no serviço público”, defende Fabiana.

“Desempenhamos vários papéis ao mesmo tempo com dedicação e muito zelo”, expressa Rosa Tenório. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Os vários papéis desempenhados pelas mulheres não descuidam do cuidado e do zelo com o trabalho. Quem expressa esta realidade é a engenheira civil Rosa Tenório, secretária municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.  “O aumento da participação feminina no mercado de trabalho e na gestão pública só reforça a força e a determinação das mulheres na busca por ampliar seu espaço na sociedade. Além do papel de mãe, esposa e muitas vezes a própria atividade no lar, ainda temos as nossas profissões exercidas com delicadeza e sensibilidade”, expõe a gestora.

Thiago Aquino/Secom Maceió com Ascom Semas e Ascom Semed

bg azul