SMG

Secretaria Municipal de Governo

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235 -
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Fones: (82) 3315-5042 / 3787. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Prefeitura leva serviços e orientações para mulheres

O sempre movimentado Centro de Maceió recebeu, nessa quarta-feira (27), a segunda edição da Feira de Serviços no Mês da Mulher, promovida pela Prefeitura de Maceió, no Calçadão do Comércio. A ação levou atividades e orientações sobre saúde, assistência social, trânsito, emprego, direito do consumidor e meio ambiente.

Dentro da programação do Mês da Mulher, a feira de serviços levou atendimento à população.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

De acordo com a primeira-dama, Tatiana Palmeira, coordenadora da iniciativa, a ação se soma às demais programadas para o Mês da Mulher. “Mais uma vez, no mês de março, promovemos uma série de ações, não só no dia 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas durante o mês inteiro. Nesta quarta, estivemos no Centro com uma Feira de Serviços de diversas secretarias como as de Saúde e de Assistência Social. Levamos diversos serviços para as mulheres, mas também para os homens, que foram atendidos e fizeram testes rápidos de saúde ou pegaram seu cartão Bem Legal. Uma manhã repleta de serviços para a população, em homenagem às mulheres, buscando que elas se cuidem mais, e facilitando o acesso aos serviços prestados pela Prefeitura”, disse.

Tatiana Palmeira – Primeira-dama.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Entre os serviços disponibilizados no Calçadão do Centro, estavam os da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ofereceu exames para a detecção precoce e prevenção de câncer de pele feita por dermatologistas, teste rápido para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial e glicemia e orientação alimentar com nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, além da distribuição de folhetos educativos.

Já a Secretaria de Assistência Social (Semas) fez a distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Estatuto do Idoso e de informes sobre a Lei Maria da Penha, direitos e garantias do público LGBT e racismo institucional. A Secretaria também atuou com ações para os eixos de assistência social, justiça, autonomia e empreendedorismo, e realizará encaminhamentos para que as pessoas possam fazer parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, foi oferecido atendimento para as mulheres vítimas de violência doméstica, com a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Poço, Rafaela Ambrósio, que fez consultas individuais para explicar como elas podem identificar e denunciar casos de abuso físico ou psicológico.

Doação de mudas foi uma das atrações na Feira de Serviços no Centro.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Feira de Serviços atendeu os perfis mais variados. “Fiz o teste de glicemia, aferi a pressão, fui à dermatologista, e agora vou passar na nutricionista. Estou achando uma beleza. Para a população, a Feira de Serviços, é uma boa oportunidade. Minhas taxas estão altas, então, agora, vou me cuidar. Dá até para cortar o cabelo, se quiser”, disse Maria da Conceição Silva Ribeiro, 67, aposentada.

A dona de casa Leide Miranda também gostou dos serviços e aproveitou para se divertir com a atração musical selecionada para o evento. “Eu achei a Feira ótima. Tirei sangue, verifiquei a pressão, cortei o cabelo e agora estou dançando. Uma delícia. Espero que tenha sempre”, afirmou.

O Procon Maceió também participou da feira com orientações sobre direito do consumidor e recebendo denúncias ou queixas em relação a empresas que estão lesando o consumidor. “Vejo esse dia de forma bastante especial, demonstrando o trabalho essencial que a Prefeitura presta para os cidadãos. Com essa aproximação, todos ganham. Ganha a gestão, com o reconhecimento da sociedade, e ganha a sociedade, com a aproximação dos serviços”, disse o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida.

Mais da programação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) disponibilizou mudas para doação, além de trabalho de sensibilização com equipes de educação ambiental sobre coleta seletiva e descarte adequado de resíduos.

A equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) levou serviços como a confecção gratuita de credenciais de estacionamento para vagas prioritárias e a emissão de cartões Bem Legal Cidadão. As equipes também orientaram as maceioenses a respeito da Lei da Parada Segura, um direito que assegura que mulheres realizem o desembarque fora do ponto de ônibus a partir das 20h, em locais em que se sintam seguras, desde que a parada indicada esteja dentro do itinerário da linha. Quem passou pela tenda, ainda pôde esclarecer dúvidas sobre a utilização do aplicativo Cittamobi.

Já a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) cadastrou currículos no banco de dados do Mais Emprego e fez o agendamento para emissão de Carteira de Trabalho.

Sarah Mendes e Flávia Farias – Secom / Maceió