SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Abertura de convenção reúne 300 agentes de viagem em Maceió

Cerca de 300 agentes de viagens multimarcas de 122 cidades brasileiras estão em Maceió para participar da Convenção Schultz 2019, que teve início nesta segunda-feira (8), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento, que acontece pela primeira vez na capital alagoana e deve se estender até a próxima quarta-feira (10), conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), e do trade turístico local, representado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas.

Com um formato que une treinamentos, palestras, rodadas de negócios e roteiros turísticos, os agentes e profissionais da imprensa nacional especializada terão a oportunidade de vivenciar as experiências do destino apresentadas nas capacitações. Além de Maceió, outros destinos alagoanos como Barra de São Miguel e Marechal Deodoro também estão na programação dos vendedores, que representam 25 estados brasileiros.

Secretário de Turismo de Maceió e representantes do trade turístico e outros destinos alagoanos em solenidade de abertura da Convenção Schultz. Foto: Luiz Rios/Ascom Semtur

De acordo com titular da Semtur, Jair Galvão, que participou da solenidade de abertura do evento, a Convenção Schultz traz grandes oportunidades para o Turismo de Maceió. “Teremos a chance de mostrar um pouco do que a capital alagoana oferece de melhor para a mídia nacional e centenas de agentes de viagens de todas as regiões do País, que poderão vender o destino de forma mais qualificada a partir da própria experiência. Além da promoção dos nossos atrativos, o evento movimenta a economia local e aproxima o setor de importantes parceiros comerciais”, destacou o gestor.

Ao todo, 11 hotéis alagoanos recebem os participantes, que foram recepcionados com um coquetel de boas vindas no Jatiúca Resort na noite desse domingo (7). “Os agentes já estão encantados com Maceió desde a recepção, um destino com uma excelente infraestrutura hoteleira e de receptivos, belezas naturais e grande riqueza cultural. A ideia é oferecer uma boa amostra das experiências turísticas para os vendedores de Alagoas”, explicou a diretora da Schultz, Ana Santana.

Mais de 230 agentes de viagem multimarcas participam do evento. Foto: Luiz Rios/Ascom Semtur

Segundo a representante, cada agente também tem um voucher no valor de R$ 30 para a compra de artesanato local, como uma forma de incentivar o contato com a cultura alagoana. Além disso, os participantes também assistiram apresentações culturais como o coco de roda, dança típica do estado.

Na solenidade, o presidente da ABIH/AL, Milton Vasconcelos, destacou características positivas do destino e o trabalho realizado pelo trade com o poder público. “Temos um time incansável que trabalha pelo turismo de Alagoas. Em Maceió, possuímos diferenciais extremamente competitivos, como a orla mais bonita do Brasil, a proximidade dos atrativos e facilidade de deslocamento e a temperatura da água do mar”, pontuou.

Vendas para Maceió

De acordo com informações da operadora, a expectativa de vendas para Maceió este ano está na casa dos 20%. Em 2018, quando o destino da Convenção foi anunciado, a Schultz obteve um crescimento expressivo nas vendas – 23% de incremento, em um total de 649 passageiros, com aumento do ticket médio de R$ 1470, em 2017, para R$ 1650.

Todos os agentes que participam da Convenção pagaram as passagens aéreas para vir para Maceió, exceto os 10 maiores clientes da operadora, o que contribui para o incremento do evento à economia local.

Além das Prefeituras de Maceió, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro, ABIH/AL e Abrasel/AL, a Convenção Schultz conta com o apoio do Maceió Convention & Visitors Bureau e a Sedetur.

Bárbara Pacheco/Ascom Semtur