SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3315-4747 | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Projeto Guarda Faz Escola retoma atividades para o ano letivo 2019

Nesta quarta-feira (17), o projeto Guarda Faz Escola (GFE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em parceria com outros órgãos municipais, retomou as atividades para o ano letivo de 2019. A primeira ação do projeto aconteceu na Escola Municipal Doutor Denisson Luiz Cerqueira Menezes, no Conjunto Denisson Menezes.

O projeto Guarda Faz Escola retoma atividades para o ano letivo 2019. Foto: Semscs

O objetivo do GFE é incentivar e favorecer a reflexão sobre cidadania, direitos humanos, segurança comunitária e temas relacionados à cultura da paz, saúde, educação e ecologia, por meio de atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais.

Alunos e docentes participaram de uma programação diversificada e estimulante com palestras, vídeos e contação de histórias. As crianças tiveram, ainda, aulas especiais de judô com o premiado atleta e guarda municipal, Irã Cândido. A Banda da Guarda Municipal de Maceió fez o encerramento, com um repertório que empolgou as crianças.

O inspetor Manoel Costa, coordenador do grupamento escolar e responsável pelo evento, comentou a ação. “Essa é a primeira escola desse ano e é sempre muito bom. É muito boa essa aproximação. Estamos em uma escola localizada em um entorno muito vulnerável e precisamos trabalhar para trazer sempre boas referências para essas crianças”, disse.

A diretora da escola, professora Elizete Menezes, destacou a importância do projeto. “O Guarda Faz Escola nos ajuda a levar melhorias para os nossos alunos. É muito valioso e a escola está sempre de portas abertas para fazer essa integração voltada a coletividade”, frisou.

Cecília Tenório, técnica pedagógica coordenadora de programas e projetos habitacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma das parceiras do projeto, esteve presente. “Temos esta parceria há 4 anos e a cada ano escolhemos as escolas que estão inseridas no projeto. As escolas estão em locais de vulnerabilidade social e, por isso, nossa expectativa é chegar em cada vez mais escolas. Mudando a vida e trazendo novas realidades às crianças”, ponderou.

O projeto

O Projeto A Guarda Faz Escola foi lançado em 2010, como resultado de convênio firmado entre o Município e a Secretaria Nacional de Segurança Pública como uma ação do Plano Maceió Segura, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Sendic), hoje Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Deu tão certo que atualmente conta com a parceria de outras secretarias e órgãos que, juntos, levam às crianças de escolas públicas municipais uma série de atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais.

Além da Semscs, os órgãos que integram a iniciativa são: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Economia (Semec), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Ascom Semscs