feed

SEMDS

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro
CEP 57018-655 // Fones: (82) 3315-4735 /4736 Parque Municipal: 3358-6232. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Nova superintendência abrange serviços da Slum e da Semds

Publicada nesta sexta-feira (05) no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei Nº 6.881 de 04 de abril de 2019 reorganiza a estrutura administrativa de órgãos da Prefeitura de Maceió. Entre as alterações, que foram oficializadas por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, está a criação da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A nova pasta abrange serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

A Sudes tem um prazo para efetivação administrativa de 90 dias, conforme consta na publicação do DOM, e será gerida por Gustavo Acioli Torres, que já era secretário da Semds e superintendente da Slum. “A junção dos serviços deve, sobretudo, resultar em melhorias no atendimento de demandas para a população. São duas pastas que executam ações importantes em áreas públicas, como manutenção de praças e a limpeza de toda a cidade, e a agora poderemos alinhar os trabalhos para que, conjuntamente, as solicitações dos cidadãos sejam atendidas em maior escala e em menor tempo”, destaca o gestor municipal.

Gustavo Acioli Torres, gestor da Sudes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Da Semds, a nova pasta abrange os serviços de revitalização de espaços e monumentos públicos, a gestão dos parques municipais, a manutenção de áreas verdes, a adoção de praças e logradouros por meio de parcerias com a iniciativa privada, a administração dos cemitérios públicos, o monitoramento arbóreo e a poda e supressão de árvores, além das ações de educação ambiental.  Em relação à Slum, a Sudes passa a gerir todos os serviços de limpeza urbana em áreas públicas, coleta de resíduos sólidos domiciliares e a oferta da coleta seletiva por meio de cooperativas de catadores que mantém contrato com a Prefeitura de Maceió.

A partir da reorganização administrativa, a Defesa Civil de Maceió, que era uma secretaria adjunta da Semds, passa a integrar a estrutura da Secretaria Municipal de Governo – da qual a Sudes é vinculada – e se torna Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O atendimento da Sudes ao público será concentrado na sede da extinta Semds, na Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. A mudança altera o atendimento em relação aos serviços funerários. Agora, a coordenação administrativa dos cemitérios públicos funciona na sede da antiga Slum, na Praça Ciro Acioly, no bairro Ponta Grossa, que se transformou em uma regional da Sudes.

Leia aqui a publicação completa sobre a reorganização da estrutura administrativa.

Lucas Alcântara/ Ascom Sudes

bg azul