SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Avenida da Paz, 1422, Centro

Prefeitura reafirma parceria durante evento da Abrasel

Assinatura de termo de parceria entre o município e a ABRASEL. Fotos: Áthila Vieira / Secom Maceió

Gestão, Inovação e Gastronomia são temas da 7ª edição da Semana do Conhecimento, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, o evento acontece na capital até sexta-feira (12). O prefeito Rui Palmeira prestigiou a abertura, na noite dessa segunda-feira (08), que foi marcada pela assinatura do termo de fomento entre Município e Abrasel.

O gestor explicou que o convênio garante a realização de eventos que movimentam a capital. “Nosso estado é referência no turismo gastronômico graças à competência das pessoas que fazem Abrasel e nós ficamos felizes com o crescimento do setor aqui em Maceió. Hoje a gente firma a nossa parceria para outras ações importantes, como é o caso do Natal dos Folguedos, que foi um sucesso no ano passado e já vamos trabalhar para que este ano atraia ainda mais turistas e os próprios alagoanos possam curtir os nossos chefs e restaurantes. A gente está fomentando o turismo, mostrando que temos gastronomia de qualidade”, destacou Rui Palmeira.

Rui Palmeira destacou importância de parceria do Município com a Abrasel. Foto: Atila Vieira/Secom Maceió

O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, também participou da programação de abertura e pontuou a importância da parceria com a Abrasel. “Ficamos felizes em abrir mais um evento do calendário nacional da Abrasel, que transmite conhecimentos importantes para o setor em Maceió. Aproveitamos o momento para celebrar mais uma parceria em 2019, que vai resultar em outras iniciativas como festivais gastronômicos, o guia gastronômico e mais uma edição do Natal dos Folguedos. A Abrasel nos ajuda a fazer da gastronomia uma motivação para a vinda de turistas, então é uma parceria que gera resultados positivos”.

Jair Galvão e Thiago Falcão assinaram termo de fomento para seguir com parceria em 2019. Foto: Atila Vieira/Secom Maceió

A Semana do Conhecimento tem o objetivo de oferecer a empresários, gerentes, colaboradores e interessados no assunto, reciclagem e aperfeiçoamento de técnicas aplicadas no setor de alimentação. “A gente promove qualificação durante uma semana e uma provocação para que os participantes sigam na visão de melhoria do setor. Como reflexo, os últimos indicadores mostram que a gastronomia é o índice de maior satisfação do turista que vem aqui”, lembra Thiago Falcão, presidente da Abrasel Alagoas. “A parceria da Prefeitura é extremamente importante para nos dar segurança de que a gente vai continuar fomentando a gastronomia”, acrescentou.

A programação de abertura, na Associação Comercial, em Jaraguá, contou com a palestra do presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci, e do fundador da Cachaçaria Água Doce, Delfino Golfeto, um case de sucesso em empreendedorismo. “Este evento representa uma oportunidade única de qualificar e promover trocas nesse setor de bares e restaurantes, que tem tanta importância para economia da capital. Maceió, que vem crescendo em qualidade e diversidade da sua gastronomia, encontra na Semana do Conhecimento um momento de maior impacto do desenvolvimento do setor”, avaliou Solmucci.

Eduardo Alves é empresário e diz estar aberto a novidades. “Sempre aparece algo novo para o setor, então este evento é fantástico para a cidade, porque nos dá orientações e a Abrasel sempre tem dado o apoio. Meu restaurante não está orla, mas sofre influencia também do turismo. A expectativa para estes dias é que nós possamos pensar e aperfeiçoar o nosso atendimento”, comentou o participante.

A programação continua nesta terça-feira (09) no Hotel Best Western Premier e segue até sexta-feira (12). A 7ª edição do evento oferece palestras, oficinas e cursos no segmento de alimentação fora do lar. Além de grandes nomes nacionais e locais, também terão aulas show com os três masterchefs alagoanos Simone Bert, Jonatas Moreira e Tatiana Brasil. Franquias, liderança, fluxo de caixa e e-social estarão entre os assuntos discutidos. A Semana do Conhecimento também recebe o apoio do Governo de Alagoas, Sebrae, Senac e ABIH-AL.

As inscrições podem ser feitas aqui. Mais informações podem ser obtidos pelo númerio (82) 99313-0401 ou pelo endereço al.abrasel.com.br.

Thiago Aquino/Secom Maceió