feed

SMTT

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Fone: (82) 3315-3571

Bilhete eletrônico garante benefícios a usuários de ônibus

O Cartão Bem Legal garante mais comodidade e segurança ao cidadão. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Buscando proporcionar maior comodidade e segurança aos mais de 280 mil passageiros que utilizam diariamente os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) incentiva o uso do Cartão Bem Legal. Além da praticidade, o bilhete eletrônico possibilita que os cidadãos desfrutem de alguns benefícios exclusivos das linhas urbanas da capital.

Uma das vantagens de possuir o Cartão Bem Legal é a possibilidade de pagar metade da tarifa de ônibus aos domingos graças ao programa Domingo é Meia. Implementado pela Prefeitura de Maceió, este benefício é exclusivo para os usuários dos colevitos urbanos da cidade que têm em mãos o Cartão Bem Legal na modalidade Cidadão na hora do embarque.

Viagens semiexpressas otimizam tempo de deslocamento dos passageiros de ônibus. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

A integração temporal é outro benefício ofertado aos usuários do transporte público que utilizam o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade. O serviço possibilita o uso de mais de um ônibus pagando apenas uma passagem. Para que a vantagem seja desfrutada, é preciso respeitar o prazo máximo de 90 minutos, que começa a ser contado a partir do momento em que o cartão passa no validador do primeiro veículo. O usuário deve estar atento ao sentido de direção do coletivo.

“Quem utiliza o Cartão Bem Legal conta com muitas vantagens, a exemplo de não ter a necessidade de andar com dinheiro ou estar contando moedas para pagar a passagem na hora do embarque. Isso reflete em maior agilidade na hora do embarque e redução no tempo de viagem dos coletivos nos corredores de ônibus de Maceió”, ressalta a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

Viagens semiexpressas otimizam tempo de deslocamento dos usuários de ônibus. Foto: Ascom SMTT

Já para quem pretende chegar ao seu destino final com menos paradas durante o seu trajeto, a SMTT disponibiliza quatro opções de viagens semiexpressas. Para usufruir deste benefício e realizar o embarque em uma linha semiexpressa, é necessário que o usuário do transporte coletivo tenha em mãos o Cartão Bem Legal de qualquer modalidade, pois o veículo só aceita o cartão e não conta com a presença de um cobrador. Para facilitar a identificação dos passageiros, os ônibus semiexpressos são sinalizados com um adesivo indicando o tipo da viagem e informando que o coletivo só aceita o pagamento da tarifa via Cartão Bem Legal.

Como emitir o Bem Legal Cidadão

Para confeccionar o Cartão Bem Legal Cidadão é necessário que os maceioenses apresentem os originais do RG e CPF. O cartão pode ser emitido gratuitamente nos postos localizados na Rua Buarque de Macedo, no Centro, na entrada do Conjunto Cleto Marques Luz, no bairro do Tabuleiro do Martins, na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, e ainda nas ações itinerantes da SMTT realizadas nos bairros de Maceió.

Laize Ferreira (estagiária)/ Ascom SMTT

bg azul