feed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Fone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Defesa Civil apresenta Plano de Evacuação do Pinheiro, Bebedouro e Mutange

Reunião aconteceu no auditório da Semed

Caso haja necessidade de evacuação de moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará pronta para contribuir. A garantia foi da secretária Ana Dayse Dorea, na manhã desta quinta-feira (02), durante reunião promovida pela Defesa Civil e voluntários, que se cadastraram para o caso de uma necessidade de atuar neste trabalho. A Semed irá disponibilizar, além dos voluntários, no mínimo, 83 ônibus para fazer o transporte de pessoas dos pontos de apoio para o local destinado a abrigar as pessoas, que é o Ginásio do Sesi, no Trapiche.

A reunião, realizada no Auditório Paulo Freire, na Semed, contou com a presença de voluntários da Secretaria, líderes comunitários e técnicos da Defesa Civil de Maceió. As apresentações do órgão municipal esclareceram dúvidas e reforçaram algumas questões relacionadas à logística para o atendimento à população.

O coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil, Paulo Noronha, explicou que o órgão definiu como pontos de apoio para atendimento os prédios do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), Cepa, praça principal do Sanatório, Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro, e o Ginásio Tenente Madalena, localizado na Cambona. “Caso sejamos acionados, em cada um desses locais, os voluntários vão recepcionar as pessoas, organizar, com a identificação por pulseiras e encaminhar as pessoas para os ônibus, que irão levar ao Ginásio do Sesi”, explicou.

Uma reunião também foi realizada com as comunidades diretamente envolvidas no processo de fissuras nos imóveis e nas ruas do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, conforme explicações de Paulo Noronha.

O líder comunitário do Bom Parto, Fernando Lima, destacou que os técnicos da Defesa Civil “são heróis”. O motivo, segundo ele, é que se trata de uma equipe sempre disponível a ajudar. “E, todos os anos, precisamos dessa ajuda, porque sempre acontecem inundações, alagamentos ou desmoronamentos nos períodos chuvosos”, destacou.

Ainda conforme explicações da equipe técnica da Defesa Civil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) acompanha as condições meteorológicas com atenção especial para Maceió. E caberá ao Centro fazer o alerta dos órgãos estaduais para entrarem em ação. Após o aviso, todo o esquema de evacuação e atendimento será feito em  um intervalo que deve durar entre 8h e 4h.

Delane Barros/ Ascom Semed

bg azul