SEMED

Rua General Hermes, 1199, Cambona

Escola Paulo Bandeira promove intercâmbio cultural

A intercambista Charlotte Thomaz é homenageada pelos alunos

Os alunos da Escola Municipal Paulo Bandeira se despediram, nesta quinta-feira (23), da intercambista belga Charlotte Thomaz, estudante de Psicologia. A estrangeira, que passou um período acompanhando os estudantes, foi a grande homenageada pelos alunos com uma apresentação sobre a cultura brasileira.

O intercâmbio, que teve como objetivo proporcionar a troca de cultura e despertar nos alunos o orgulho pela cultura do Brasil, foi coordenado pela Organização Não Governamental Maceió Voluntária. A presidente da entidade, Maristela Positano, frisou a importância do intercâmbio como troca de experiência na escola pública. “Quando Charlotte chegou, minha primeira opção foi trazê-la para a escola, porque eu sabia que a troca cultural seria realizada com grande sucesso”, disse.

Atividade na Escola Paulo Bandeira

Charlotte declarou que jamais irá esquecer a experiência  vivida no Brasil. “O propósito era ensinar a cultura europeia, mas  aprendi mais com os alunos. A palavra que vai definir minha experiência aqui em Maceió é amor, porque trabalhar com criança é uma dádiva, pois cada dia aprendemos mais. Os alunos demostram desde o início muito interesse e curiosidade sobre a cultura belga, jamais esquecerei disso”, afirmou.

A diretora da escola, Verônica da Silva, ressaltou que a chegada da belga despertou nos alunos mais amor pela cultura brasileira e que o intercâmbio os influenciou a lerem mais sobre a história do Brasil. “Charlotte está há dois meses com nossos alunos e foi possível perceber o interesse pela cultura brasileira e europeia. Eles aprenderam a gostar mais de história”, destacou.

Segundo a estudantes Pamela Lívia, de 10 anos, a professora de cultura europeia irá fazer muita falta, “Descobrimos várias coisas com a Charlotte, porque não sabia nada sobre o país dela, mas hoje após descobrir o que é um intercâmbio, fiquei ansiosa para ser intercambista um dia”, colocou.

Renata Marques (estagiária)/ Ascom Semed