SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Médicos são capacitados para tratar doenças crônicas

A Gerência de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (15), no Centro Universitário Tiradentes, uma capacitação para médicos da Atenção Básica do Município. O treinamento teve como objetivo promover o aperfeiçoamento dos profissionais para práticas de prevenção, tratamento e acompanhamento de usuários do SUS portadores de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

Capacitação de profissionais sobre doenças crônicas. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Segundo Andréa Barboza, gerente de Atenção às Doenças Crônicas da SMS, o encontro faz parte do programa de qualificação permanente dos profissionais. “Todos os anos promovemos quatro momentos direcionados aos profissionais onde passamos todas as orientações sobre a rede de cuidados aos pacientes crônicos. É um trabalho que já desenvolvemos há três anos com o objetivo de fortalecer a linha de cuidados e é um trabalho constante, pois sempre lidamos tanto com novos pacientes quanto com novos profissionais, que precisam saber identificar esses usuários e tomar as medidas cabíveis no momento correto”, explicou.

Andréa Barboza, gerente de Atenção às Doenças Crônicas da SMS. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Para a gerente, com treinamentos constantes e profissionais qualificados, os índices de complicações por conta dessas doenças têm caído em Maceió. “Esse é o segundo ano consecutivo que a SMS consegue ter um indicador positivo em relação à mortalidade de pacientes crônicos. Então sempre reforçar e fortalecer essa linha de cuidados é fundamental. Linha de cuidados que se inicia na Atenção Básica e percorre outros serviços da nossa rede, passando por nosso parceiro, o Hospital Universitário, que é onde ocorrem as cirurgias bariátricas, porém estamos trabalhando para que cada vez menos pessoas precisem dela”, reforça.

Capacitação sobre diabetes com o endocrinologista Edson Perroti. Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

Cerca de 50 médicos da Atenção Básica participaram da capacitação. “Estamos muito felizes com a adesão significativa desses profissionais. A Educação Permanente é uma ferramenta muito importante para o melhor cuidado com esses pacientes”, avalia Andréa Barboza, gerente de Atenção às Doenças Crônicas da SMS.

Palestrantes

A capacitação ficou por conta do endocrinologista Edson Perroti, diretor médico do Centro de Doenças Crônicas, Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CEDOHC) da SMS, do cardiologista José Edvílson Castro Brasil Júnior, médico do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Maceió, e Celina de Azevedo Dias, nutricionista do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA/Ufal).

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS