SLUM

Praça Ciro Acioly, 96, Ponta Grossa
CEP 57014-710 // Fone: (82) 3315-3062 // Disque Limpeza 0800 082 2600

Prefeitura apresenta avanços na gestão do Centro de Tratamento de Resíduos

Funcionamento e resultados do Centro de Tratamento de Resíduos serão apresentados em visita técnica nesta sexta-feira, dia 17

A Prefeitura de Maceió apresenta, nesta sexta-feira (17), os avanços na gestão e controle ambiental do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) da capital, situado no bairro Benedito Bentes. A apresentação acontece a partir das 09 horas e será realizada durante uma visita técnica programada ao local acompanhada por gestores municipais e representantes de órgãos estaduais e federais. Os números e resultados serão expostos pelo responsável técnico da Estre Ambiental, empresa responsável pelo gerenciamento e funcionamento do CTR por meio de concessão em contrato com o Município no período de 20 anos.

Além de secretários e titulares de órgãos municipais, devem acompanhar a visita técnica representantes dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e de Contas, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Biota de Conservação, Superintendência da Polícia Federal em Alagoas e Tribunal de Contas do Estado, além de membros do Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram).

Gustavo Acioli Torres, titular da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), órgão responsável pelo acompanhamento do contrato de concessão do CTR, explica que o objetivo da visita técnica é apresentar o funcionamento do local, os métodos de monitoramento ambiental e as tecnologias que estão sendo estudadas para melhor utilizar os recursos provenientes dos resíduos sólidos que são levados para descarte no aterro sanitário.

Situado no Benedito Bentes, o CTR de Maceió está em funcionamento desde 2010

“O CTR recebe diariamente 1,5 mil toneladas de resíduos, sendo mil somente de resíduos domiciliares, e tudo é descartado em uma célula impermeabilizada. Desta célula, por conta do armazenamento do resíduo, saem o chorume e gases. O chorume é direcionado para uma central de tratamento, que fica no próprio CTR, e passa por uma série de procedimentos avançados. Os técnicos estão monitoramento e realizando estudos para que este material seja reutilizado em irrigação e abastecimento de carros pipa. Já em relação aos gases, há estudos avançados para o reaproveitamento energético. Os resultados, com amostragem eficaz, serão apresentados durante a visita técnica”, destacou Torres.

O gestor da Slum enfatiza, ainda, que o CTR atende todas as normas ambientais e técnicas, e também reutiliza parte dos resíduos recebidos, a exemplo da metralha da construção civil, que vai para usina de beneficiamento para posteriormente ser utilizado em pavimentação, e os restos de poda de árvore, que se tornam compostagem para a utilização na arborização urbana.

A secretária municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Rosa Tenório, deve conduzir a visita técnica com o superintendente Gustavo Torres.  “Estaremos com um grupo técnico da Prefeitura , membros do Conselho do Meio Ambiente e representantes dos órgãos de controle para realização desta visita técnica. Vamos apresentar esse importante equipamento urbano que é o CTR para que todos conheçam e possam acompanhar e monitorar o trabalho desenvolvido pela empresa concessionária. É um dos centros de tratamento mais modernos do Brasil, preparado para receber todo tipo de resíduo, representando um avanço para o Município”, destaca a gestora.

O quê: visita técnica ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR);

Onde: no bairro Benedito Bentes. Encontro às 08h30 em frente ao Parque Shopping Maceió, ao lado da Leroy Merlin.

Quando: sexta-feira, dia 17 de maio de 2019.

Lucas Alcântara/ Ascom Slum