SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Avenida da Paz, 1422 - Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Prefeitura, Câmara e trade discutem avanços para o turismo

Representantes da Prefeitura, vereadores e entidades do trade turístico se reuniram, nesta quarta-feira (29), no Jatiúca Hotel & Resort, para discutir ações de expansão e melhoria do turismo em Maceió.

Com foco na aproximação e alinhamento da agenda pública e privada do turismo, na reunião foram elencadas ações que visam o crescimento e o aumento do potencial competitivo do destino Maceió.

Iniciativa inédita e inovadora do trade turístico serviu para discutir e alinhar demandas do setor. Foto: Divulgação

Para o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, o encontro serviu para mostrar que a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) está alinhada com as demandas do trade. “Esse é um encontro muito importante, porque permite debater pontos críticos e desafios de forma conjunta entre os poderes da administração pública. Uma maneira de resolvê-los de forma compartilhada e por meio de um diálogo com a contribuição de todos os envolvidos, inclusive da iniciativa privada”, afirmou.

Durante a reunião, as entidades representantes do trade turístico apresentaram as principais demandas do setor, a exemplo das ações já em andamento executadas pela Prefeitura de Maceió, como é o caso dos banheiros da orla e estações elevatórias. Os vereadores também expuseram o interesse em colaborar no avanço dessas reivindicações e destacaram a importância do setor para a economia local.

De acordo com secretária-adjunta de Turismo, Graziella Fritscher, é fundamental essa conexão entre o poder público com a iniciativa privada, visto que o segmento é um dos grande vetores do desenvolvimento econômico em Maceió.

“O setor, inclusive, tem sido destaque nacional em virtude da atuação do trade local em conjunto com o poder público. Essa é mais um iniciativa inédita e inovadora do trade para fomentar novos investimentos e projetos no setor”, afirmou Graziella.

Prefeitura de Maceió, entidades do trade turístico e vereadores participaram do encontro. Foto: Divulgação

O encontro serviu ainda para discutir formas de aproximar os maceioenses do turismo na cidade e inserir o tema no dia a dia dessas pessoas, por meio de ações educativas e iniciativas como o Projeto Turismo do Saber, realizado pela Prefeitura de Maceió. A ação é permanente e conecta crianças, jovens e profissionais do segmento.

A atuação da Câmara Municipal de Maceió (CMM) foi lembrada por meio do suporte em projetos e ações, como a organização dos chamados food trucks e trabalhadores ambulantes que atuam em pontos turísticos da cidade.

O encontrou contou com diretores e presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH – AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação em Alagoas (Sindhal), Sindicato de Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur – AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel – AL), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (ABAV-AL) e Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo – Alagoas (Abrajet – AL).

Luiz Rios /Ascom Semtur