SEMED

Rua General Hermes, 1199, Cambona

Projeto Guarda Faz Escola leva conhecimento para estudantes

Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Zaneli Caldas, no bairro do Poço, tiveram um dia de aula diferente nesta quarta-feira (22). O Projeto Guarda Faz Escola, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), foi até a unidade de ensino e abordou temas como educação financeira e combate ao bullying utilizando música e esporte.

Estudantes da Escola Zaneli Caldas participaram das atividades

O projeto leva valores como educação, cidadania e cultura de paz às escolas de Maceió, em ações realizadas mensalmente.

“Há uma década nós começamos o Guarda faz Escola apenas com uma van que era nossa biblioteca móvel. Vendo os resultados, há cinco anos o projeto cresceu com a parceria com a Semed e surgiu a ideia de chamarmos outras secretarias para contribuir. Hoje já contamos com a parceria de 10 secretarias que fazem, a cada edição do projeto, oficinas com as crianças nas salas falando sobre assuntos como bullying, educação financeira e educação no trânsito” explicou o guarda municipal, Márcio Macedo.

Estudantes da Escola Zaneli Caldas

Segundo a professora Andréa Braga, que dá aulas para a turma do 1º ano, a ação leva oportunidades únicas aos alunos. “As crianças memorizam essas experiências e não esquecem nunca, a gente sente no olhar. Além disso trazer essas atividades com a música, com as oficinas, auxilia nosso trabalho dentro da sala de aula, no dia a dia. É um projeto de parceria que complementa o ensino”, contou.

Ações do Projeto Guarda Faz Escola

Já a coordenadora pedagógica do turno da manhã, Gláucia Freire, explicou que os temas levados pelo Guarda Faz Escola são trabalhados no currículo e despertam a curiosidade dos alunos. “São abordados temas transversais, ou seja, temas de valores sociais que devem estar presentes em livros educativos utilizados pelos professores para tratar de cidadania, ética e pluralidade, por exemplo”, disse.

Nesta edição do Guarda Faz Escola, aconteceu uma oficina de desenho sobre o livro Menina bonita do laço de fita,  com os alunos do 3º ano. A história de amizade entre um coelho branco e uma menina negra levou para a sala de aula a identificação das crianças com a personagem. A atividade foi feita pelo Núcleo de Estudos sobre a Diversidade Étnico Racial (Neder), que existe desde 2005 e vai às escolas falar sobre a cultura afro-indígena no cotidiano dos alunos.

A aluna Dayane Chagas, do 3º ano, se identificou com a personagem do livro trabalhado na oficina

“Apesar de existir desde 2005, o Neder só iniciou a parceria com o projeto ano passado. Mas as crianças gostaram muito e se identificaram também”, comemorou Verônica Aguiar, uma das responsáveis pelo Núcleo.

A banda da Guarda Municipal de Maceió finalizou os trabalhos na escola com música para alunos e professores. Foto: Nathaly Correia/ Ascom Semed

Além disso, os alunos tiveram oficinas de judô e educação financeira em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Economia (Semec). A Banda da Guarda Municipal fez uma apresentação musical.

Nathaly Correia (estagiária)/ Ascom Semed