SEMED

Rua General Hermes, 1199, Cambona

Educação presta homenagem a Elinaldo Barros

O Sarau da Biblioteca Carlos Moliterno fez uma homenagem a Elinaldo Barros.

A Biblioteca Carlos Moliterno, localizada na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ofereceu uma programação diferente na manhã desta sexta-feira (24). O Cine Sarau apresentou o documentário “O caçador de fotogramas”, do diretor Pedro da Rocha, que apresenta a história de vida e a dedicação do crítico Elinaldo Barros ao cinema. Como em todo cinema, não faltou pipoca para os participantes do sarau.

O projeto de saraus busca a socialização entre servidores da própria Semed e da comunidade em geral, e também conta com apresentação musical. A chefe da rede de bibliotecas da secretaria, Janaína Tenório, informa que o projeto acontece desde 2017. Esta sessão foi a primeira deste ano. “Elinaldo Barros tem uma enorme contribuição na formação de muitos jovens, que despertaram interesse pelo cinema, daí a nossa homenagem em vida a ele”, explicou Janaína.

O diretor do Centro Cultural Art Pajuçara, Marcos Sampaio, apresentou uma pequena biografia de Elinaldo.

Antes da apresentação do documentário, o diretor do Centro Cultural Art Pajuçara, Marcos Sampaio, o Marcão, apresentou uma pequena biografia de Elinaldo e falou da contribuição que ele deu à chamada Sétima Arte, com sua coluna crítica nos jornais do Estado desde a década de 1980. “Ele esteve sempre muito atento a tudo o que se referia ao cinema, mas sempre fez uma defesa das produções nacionais”, lembra Marcão. “Ele sabe dessa homenagem e ficou muito feliz. Agradeço a iniciativa de homenagear Elinaldo ainda em vida”, acrescentou ele.

Para Marcão, todo o envolvimento do crítico demonstra que ele é um homem de iniciativa. “Houve uma época em que o primeiro cinema de shopping de Maceió oferecia sessões aos sábados pela manhã. Eram filmes que não eram exibidos no cenário comercial. Eram tantos os espectadores que, normalmente, realizavam mais de uma sessão e era o Elinaldo o articulador desse projeto que durou muitos anos na cidade”, lembrou.

Na plateia que assistia ao documentário, a professora Socorro Monteiro recordou alguns momentos da vida do homenageado. Ela relatou que, quando professor do Cesmac Elinaldo Barros convidava cada aluno, individualmente, de forma tão apaixonada pela Sétima Arte, era difícil recusar. Elinaldo, atualmente, está afastado de suas atividades por problemas de saúde.

Além do bate-papo de Marcos Sampaio com o público, a programação contou com a distribuição de confeitos, pipoca e um momento musical com Jorge Félix, do departamento de Ação Cultural da Semed. “O Catador de Fotogramas é dirigido por Pedro da Rocha, que já produziu documentários sobre a Rádio Difusora e sobre o folclorista Ranílson França. O foco de suas produções estão sempre relacionadas à cultura local.

Delane Barros/ Ascom Semed