SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Grupo Motivarte recebe visita da Federação de Artesãos de Alagoas

As integrantes do grupo Motivarte receberam, na tarde desta quinta-feira (11), a visita da representante da Federação de Artesãos de Alagoas, Lindalva Oliveira, que também faz parte do Conselho Municipal de Cultura, do Fórum de Economia Solidário e da Cooperativa de Artesãos da Barra Nova. Durante a visita, Lindalva conversou com o grupo e ministrou uma aula sobre os fundamentos do artesanato.

A conselheira também falou sobre sua militância na área de artesanato e sobre as dificuldades da Federação, apontando os principais aspectos da economia solidária. Ela também avaliou o trabalho das artesãs do grupo, e deu dicas e orientações sobre todo o processo de produção, desde o trabalho artesanal à geração efetiva de renda.

Integrantes do grupo Motivarte trocam experiências com Lindalva Oliveira. Foto: Ascom Semas

O Motivarte é formado por artesãs do bairro Prado, que se reúnem para estudar, produzir e vender peças de renda e filé. O grupo faz parte do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, e integra as atividades realizadas diariamente nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Para o vice-prefeito e secretário da Semas, Marcelo Palmeira, o grupo é importante por incentivar o empreendedorismo e proporcionar autonomia para essas mulheres. “O trabalho do Motivarte vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos e já promoveu viagens, capacitações e cursos para as integrantes. Ele existe e é importante justamente para incentivar a autonomia delas e incentivar o empreendedorismo” relatou o gestor.

Durante os encontros, o grupo trabalha a saúde das integrantes, com exercícios de alongamento para evitar problemas decorrentes dos movimentos repetitivos. O Motivarte se reúne no Cras Dom Adelmo Machado todas as sextas-feiras, no horário da tarde, e qualquer mulher da região pode participar.

O Centro possui grupos de gestantes, idosos, crianças, adolescentes e escoteiros florestais. O Cras está localizado na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado.

Lisa Gabriela (estagiária) / Ascom Semas