SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Idosas do Cras Pitanguinha terão batizado de capoeira

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) implementou a capoeira nas programações, com o intuito de levar atividades físicas, culturais e educacionais para as idosas que residem em áreas de maior vulnerabilidade social.

Nesta sexta-feira (19), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha realizará a primeira cerimônia de batismo de capoeira do projeto. O evento será das 13h às 17h, no ginásio da Escola Estadual Moreira e Silva, localizado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa).

O evento contará com uma apresentação cultural de Maculelê, roda de conversa entre os mestres e os convidados, pronunciamento dos patronos da turma e a apresentação das novas capoeiristas.

Além da prática, as idosas aprendem sobre a história da Capoeira e sobre os instrumentais musicais. Foto: Ascom Semas

Segundo o professor de capoeira Ivanildo Antônio, conhecido como mestre Besourão, a cerimônia é bastante significativa e representa o fechamento de um ciclo e o início de outro. “Viemos nos empenhando durante muito tempo, aprendendo os passos, aprendendo a história da capoeira, aprendendo sobre os instrumentos musicais e quebrando preconceitos. Essa cerimônia vai ter a troca de cordas, que representa que elas estarão prontas para uma nova etapa dentro dessa cultura”,  explicou ele.

O projeto é chamado de “Vem que tem balanço” e é derivado de uma iniciativa que começou ainda no Centro POP – outro equipamento social Semas – e que devido ao seu sucesso foi direcionado para o Cras Pitanguinha como atividade fixa. No projeto, as idosas têm a oportunidade de reaver autoestima, saúde física e mental e aprender sobre esse aspecto cultural da história brasileira.

Lisa Gabriela (estagiária) / Ascom Semas