GVP

Gabinete do Vice-Prefeito

Rua Jornalista Lafaiete Belo, 47, Poço
CEP 57025-690 // Fones: (82) 3315-2124 / 3315-2125. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Mutange: Defensoria e Prefeitura discutem Plano de Evacuação

O defensor público-geral do Estado, Ricardo Antunes Melro, recebeu, na tarde desta segunda-feira (08), o prefeito em exercício  e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, para discutir os últimos detalhes do Plano de Evacuação das Áreas de Risco do Bairro Mutange.

A reunião contou, ainda, com a presença do subdefensor público-geral do Estado, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, do coordenador de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, e o secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto.

Apresentação do Plano de Evacuação das Áreas de Risco do Bairro Mutange. Foto: André Lira.

Durante o encontro, o grupo debateu sobre a concessão do aluguel social aos moradores da região da barreira do Mutange e encosta do Jardim Alagoas. O Município será o responsável por realizar o cadastramento e pagar os valores aos cidadãos – frutos de bloqueio judicial, que a Defensoria Pública e o Ministério Público estão requerendo ao Judiciário.

De acordo com a Prefeitura de Maceió, 1.344 imóveis localizados na encosta do Mutange e 400, no Jardim Alagoas, devem ser desocupados.

O defensor público-geral do Estado destacou que o grupo de trabalho tem se reunido com Marcelo Palmeira e representantes da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Infraestrutura para adotar medidas urgentes para preservar as vidas das pessoas que estão nas áreas de maior risco. “Se o Judiciário decidir favorável ao nosso pleito, a partir da próxima semana já iremos custear o aluguel social e retirar moradores destas áreas, ação que será realizada pela Prefeitura”, informou Melro.

Segundo Marcelo Palmeira, a prioridade é salvaguardar vidas. “Nós estamos atuando com a urgência e cautela necessárias para a retirada de todas as pessoas que moram na área de risco do Mutange. Alinhados com a Defensoria Pública e todos os órgãos da Prefeitura de Maceió, retiraremos os moradores buscando a garantia do aluguel social”, explicou.

Ascom GVP/Ascom Defensoria Pública de Alagoas