GGOV

Gabinete de Governança

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235 -
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefones: (82) 3315.4550. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Maceió: Cidade Inteligente é apresentado em reunião

Elaborado pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Sebrae, o projeto Maceió: Cidade Inteligente foi entregue de forma oficial ao prefeito Rui Palmeia e ao Superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, na tarde desta quinta-feira (25). O material-base do Cidade Humana, Inteligente, Sustentável e Criativa (CHISC) contém o resultado do levantamento que identifica as potencialidades da capital alagoana e apresenta um plano de ação a curto prazo para a cidade. Na ocasião, também foi entregue a cartilha da Lei de Inovação, um dos produtos do convênio entre a Prefeitura e o Sebrae/AL.

Reunião sobre Cidade Inteligente e Lei de Inovação. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

No início de julho, durante o Smart City Expo Latam Congress, realizado na cidade de Puebla, no México, Rui Palmeira assinou uma carta de intenção para troca de experiências entre sete cidades que partilham o conceito de Cidades Inteligentes no Brasil. “Quando se fala em Cidade Inteligente, na verdade, é para destacar o uso da tecnologia a favor da melhoria da vida das pessoas. Maceió já vem fazendo isso nos últimos anos. Temos um exemplo bastante utilizado pela população, que é o CittaMobi, um aplicativo que dá acesso em tempo real a localização dos ônibus urbanos. São pequenas ações como essa que melhoram e facilitam a vida das pessoas”, disse.

Rui Palmeira, prefeito de Maceió. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Ainda segundo o gestor, um dos objetivos é fortalecer os pequenos empreendedores. “Maceió é a primeira cidade de Alagoas que tem sua Lei de Inovação criada para estimular os pequenos negócios voltados para tecnologia, sobretudo as startups. Tem uma meninada muito competente aqui em Maceió, que muitas vezes só precisa de um pequeno estímulo do poder público. Acredito que essa lei vai nos facilitar contratá-los para trazer soluções para o poder público, seja para a Saúde, Economia, SMTT, nas mais diversas áreas em que a gente pode contar com as facilidades da tecnologia”, ressaltou o prefeito.

Marcos Vieira, superintendente do Sebrae. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Marcos Vieira, superintendente do Sebrae/AL, falou sobre a importância do Maceió: cidade inteligente. “As cidades inteligentes são aquelas que têm um aparato tecnológico mais eficiente nas áreas de diversos setores de atividade, não apenas na área de Cultura, mas na Economia, Saúde, Educação, estruturas que possam funcionar em rede, integrando cada vez mais e melhor no universo de informação e de integração dos seus munícipes. Portanto são atividades fundamentais para que Maceió se integre nesse universo de conquistas de mercados”, afirmou.

No ano passado, uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Teleco apontou Maceió como a segunda capital do Nordeste com maior oferta de serviços inteligentes ao cidadão, à frente de cidades como Recife e Salvador. Maceió pontuou com avanços como matrícula online, coleta seletiva, uso de aplicativos com serviços de transporte público, horários dos ônibus e bilhetagem eletrônica, além do uso de serviços online como emissão de licenças, certidões e boletos de tributos. Foram pesquisados os 100 maiores municípios brasileiros.

Cartilha da Inovação

Em junho, a Câmara Municipal de Maceió aprovou a Lei n° 6.902/2019, que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Maceió. Elaborada pelo Gabinete de Governança (GGOV), a Lei obedece às normas gerais estabelecidas pela Lei Federal nº 10.973/2004 e suas alterações, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e pelo Decreto Federal nº 9.283/ 2018.

Íria Almeida, secretária municipal de Governança. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A ação inédita, apresentada pelo Executivo Municipal, dispõe sobre mecanismos para estímulo à inovação, à economia criativa, ao empreendedorismo, à pesquisa e qualificação científica e tecnológica em Maceió.

Durante o encontro, uma cartilha sobre a Lei de Inovação foi entregue. “A cartilha mostra os benefícios que a Lei de Inovação traz para a cidade de Maceió, mostra também como as pessoas podem se apropriar dessa lei  e como devem usar essa lei. A cartilha é o só o primeiro passo. Estamos preparando um convite para as pessoas que desenvolvem soluções de tecnologia para governo (GovTec) virem à Prefeitura para apresentar o que tem sido feito na capital. Queremos o que as pessoas têm desenvolvido”, disse a  secretária municipal de Governança, Íria Almeida.

Flávia Farias/ Secom Maceió