feed

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3315-4747 | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Trinta guardas municipais de Maceió recebem porte de arma

A segurança pública nasce e começa nos municípios. É o que entende a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Nesse sentido, após uma capacitação de, aproximadamente, seis meses, ministrada pela Polícia Federal (PF), 30 agentes da Guarda Municipal de Maceió receberam portes de arma de fogo para desenvolver habilidades e atitudes para o manejo e uso das armas. A entrega foi feita pelo prefeito Rui Palmeira em evento realizado nesta sexta-feira (12), na sede da PF em Alagoas.

Cerimônia de entrega de porte de arma para Guardas Municipais.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maceió passa a ser a primeira cidade de Alagoas com a prática. Para o prefeito Rui Palmeira, a capacitação dos agentes contribui para a segurança em todo o Estado. “A partir de hoje, temos um grupo de guardas capacitados, preparados e autorizados a portar armas de fogo. Isso para nossa cidade é muito importante. Que a Guarda Municipal possa ter um papel de altivez em relação às questões de segurança pública”, ponderou.

“E, claro, queremos aumentar esse quantitativo. Esperamos que se abram novas turmas para que possamos inserir mais guardas. Até porque sem o porte, em algumas regiões da cidade, é impossível um guarda municipal adentrar. Então, a gente fica numa expectativa muito boa de poder contribuir com a segurança pública”, finalizou o prefeito.

Rui Palmeira parabeniza a Guarda Municipal pelo seu empenho e compromisso.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Enio Bolivar, secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, afirma que a entrega do porte de arma é um momento histórico e mais uma conquista para a Guarda Municipal. “Estamos legitimando o guarda a trabalhar de forma segura e de forma profissional em Maceió. Essa parceria com a PF será continuada e estaremos capacitando cada vez mais os guardas”, disse. “O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) já faz com que o guarda esteja inserido na segurança pública como um todo. Então, a importância do guarda estar armado e podendo defender a sociedade é enorme. Essa é uma conquista que os guardas têm que celebrar”.

O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que foi criado pela Lei nº 13.675/2018, estabelece a integração entre órgãos e instituições da Segurança Pública e Defesa Social, o que inclui as guardas municipais. O objetivo é disciplinar a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, além de promover a integração das ações dos órgãos de segurança de todo o país.

Cerimônia de entrega de porte de arma para Guardas Municipais.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Rolando Alexandre, superintendente da PF em Alagoas, falou sobre a parceria. “Essa ação representa um avanço. A Guarda Municipal entra em uma nova fase, uma fase bem mais ostensiva e podendo ampliar sua forma de atuação. No momento em que vivemos, em que a segurança pública está em voga, é muito importante essa colaboração. A parceria com a Polícia Federal visa um treinamento e aperfeiçoamento desse agente”.

Atualmente, a capital conta com mais de 700 guardas municipais e, segundo Geronimo Barbosa, comandante geral da Guarda, a entrega do porte de arma era um evento muito esperado. “Afinal, todas as forças de segurança precisam trabalhar integradas e de forma responsável. Então, nossa responsabilidade aumenta agora. Fortalecendo um trabalho em benefício da sociedade”.

Flávia Farias e Sarah Mendes / Secom Maceió

bg azul