SEDET

Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol.
CEP - 57050-015 // Fones: (82) 3315- 4754 / Disque Denúncia: (82) 3315-4747

CTR: reunião do Compram recebe técnicos da Estre

Reunião do Compram na sede da Prefeitura. Foto: Ascom Sedet

A reunião ordinária do Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Compram) recebeu nesta terça-feira (13), na sede da Prefeitura de Maceió, a empresa concessionária do Centro de Treinamento de Resíduos (CTR), a V2 Ambiental, que integra o Grupo Estre.

O convite partiu da coordenação-geral do Conselho, que considerou oportuno que a concessionária explicasse aos conselheiros o funcionamento do equipamento e as medidas tomadas para evitar acidentes ambientais no tratamento do chorume.

“Pedimos esta apresentação para que a empresa discorra sobre as providências tomadas diante dos questionamentos dos últimos dias. Fizemos nosso papel de fiscalizador, mas é importante que o conhecimento chegue até os conselheiros”, ressalta a titular da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet) e coordenadora-geral do Compram, Rosa Tenório.

Reunião do Compram na sede da Prefeitura. Foto: Ascom Sedet

Durante duas horas, técnicos do grupo ambiental apresentaram informações sobre o funcionamento e monitoramento do CTR e o tratamento dado ao chorume, a exemplo da filtragem, transporte dos efluentes e licenças operacionais, além da relação com a comunidade circunvizinha e o protagonismo da capital alagoana na criação do CTR.

“Maceió saiu na vanguarda. O aterro sanitário ficou pronto antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos e hoje é um exemplo de empreendimento”, disse Daniel Sanchez, gerente da Estre Ambiental.

Na oportunidade, a V2 ambiental reforçou que o CTR trabalha com todos os licenciamentos e descartou riscos ambientais, ressaltando que a empresa suspendeu os contratos com a empresa flagrada descartando chorume incorretamente, instalou sindicância e investiu na contratação de uma nova empresa, e mudou o destino final do transporte de chorume.

Operado pela empresa V2 Ambiental, do Grupo Estre, o CTR é um equipamento que funciona na modalidade de concessão pública, sendo de responsabilidade da Prefeitura de Maceió a fiscalização ambiental e o licenciamento.

A reunião também contou com o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, e representantes das Secretarias Municipais de Governo (SMG) e de Saúde (SMS), além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).

Ascom Sedet