feed

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3377-3033 e 3315-4747 (disque-denúncia) | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Encontro reúne guardas municipais femininas em Maceió

Mulheres da Guarda Municipal de Maceió e de outros municípios de Alagoas, bem como de diversos estados brasileiros, participaram do 2º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Alagoas. O objetivo foi discutir sobre o papel da mulher na segurança, com o tema: As políticas públicas e o bem-estar: o panorama do trabalho desenvolvido pelas guardas. O evento contou com cerca de 150 guardas e foi realizado nessa terça-feira (06), na sede da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL), no bairro Trapiche da Barra.

Encontro foi realizado na sede da Assomal, no Trapiche. Foto: Ascom Semscs

Os debates abordaram temas como política, mídia, atividade física, acessibilidade para pessoas surdas, saúde da mulher, e mulher na segurança pública. A banda de música da Guarda de Maceió fez uma apresentação especial na abertura e a programação contou, ainda, com sorteio de brindes, homenagens e aula de dança. Ao final, as participantes elegeram onde será realizado o encontro do próximo ano: será no município de Delmiro Gouveia, localizado a cerca de 290 km da capital alagoana.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, representou o prefeito Rui Palmeira no evento, e ressaltou a iniciativa e o comprometimento das guardas. “Fico feliz por ser o gestor da pasta nesse momento em que as guardas promovem um encontro dessa magnitude e estão discutindo políticas de segurança pública e a participação da mulher. Parabenizo toda a comissão organizadora, especialmente o trabalho da inspetora Simone, que abraçou essa ideia e, de forma muito eficiente, conseguiram realizar o evento”, concluiu.

Simone Lima, inspetora em Maceió e presidente da comissão responsável pela realização do encontro na cidade, avaliou que o evento cumpriu o seu papel de promover integração e interação. “Nosso objetivo inicial era reunir em torno de 100 Guardas e hoje temos 150 aqui. Além disso, é perceptível que elas realmente estão interessadas na realidade de cada guarda. Essa integração traz melhorias em aspectos gerais da atuação da guarda, como saúde e educação, entre outros, e ainda debater sobre o papel e a importância da mulher na segurança pública. Posso dizer que esse encontro foi um sucesso”, exaltou.

A titular da Secretaria de Comunicação de Maceió (Secom), Eliane Aquino, fez parte da mesa de abertura e falou sobre a importância do encontro. “A grande importância se dá pelo aprendizado e troca de experiências, mas acima de tudo, pela sensibilidade da Guarda Municipal de colocar a mulher no centro dessas questões. E espero que a partir desse encontro se tenha muito mais ações em prol da mulher”, avaliou.

“Esse encontro é maravilhoso para a integração de todas as guardas de Alagoas. Maceió está de parabéns e agora nosso apoio vai para o pessoal de Delmiro que está se organizando para fazer o próximo encontro em 2020”, disse o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda), Carlos Pisca.

Guardas femininas discutiram o papel das guardas na segurança pública. Foto: Ascom Semscs

Para Juliana Pereira, Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, agora a expectativa é de organização e acolhimento. “Vamos receber todas com muito carinho e acolher todos os estados, para que a gente possa tratar de forma técnica os assuntos que dizem respeito à mulher na segurança pública, como a identidade feminina na GM, questões de atividade física e defesa pessoal. A Guarda Municipal de Delmiro Gouveia é referência no trabalho ostensivo, então queremos passar essa referência para todas as GMs e poder multiplicar o conhecimento”, disse.

Isabel Cristina é guarda municipal em Juazeiro, no interior da Bahia, e foi a idealizadora do primeiro encontro de guardas femininas no País. Ela também esteve em Maceió e falou sobre os objetivos do projeto. “Nosso objetivo era de despertar nas mulheres das nossas Instituições que, mesmo tendo que dar conta de jornadas duplas ou triplas, dizer elas podem fazer a diferença dentro da instituição em que estão. O encontro de Maceió me deixou muito satisfeita, já conhecia o comprometimento das guardas e a organização foi muito boa”, elogiou.

“Eu acho esse momento de grande valia, até pela questão do poder de articulação que a mulher tem, ela está conquistando espaços. É uma luta diária, mas encontros como esses mostram, primeiro, essa questão do comprometimento em debater assuntos na área de segurança e são momentos importantes para o contato com guardas de outros estados, onde já se articulam trabalhos desenvolvidos em prol da mulher”, disse Jairisson Melo, secretário de Segurança Pública de Marechal Deodoro, município a cerca de 25 km de Maceió.

 

Ascom Semscs

 

bg azul