feed

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3377-3033 e 3315-4747 (disque-denúncia) | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Instrutor tático norte-americano ministra aulas em Alagoas

Nessa segunda-feira (05), o instrutor tático policial e militar, Paul White, chegou em Maceió para ministrar aulas para órgãos de segurança pública de Alagoas. As instruções são de Active Shooter, tipo de situação que envolve um atirador em locais públicos. Os beneficiados com o curso são guardas municipais, policiais militares, membros do Exército Brasileiro e atiradores de clube de tiro.

O instrutor é aposentado e já tem mais de 20 anos de experiência. Traz no currículo a participação na Guerra do Golfo (1990-1991) e serviços no DEA, que é o órgão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, encarregado da repressão e controle de narcóticos.

Guardas municipais receberam as instruções nesta segunda, na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em conjunto com integrantes dos outros órgãos de segurança pública. Na quarta-feira (07), as aulas serão realizadas para integrantes da segurança em Arapiraca, município situado a 132,5 Km da capital alagoana.

Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, essa é uma grande oportunidade de aprendizado. “Tivemos a chance de trazer esse instrutor com um grande currículo. Para nós, não é muito comum, mas é importante que a gente também adapte isso para a nossa realidade e crie um protocolo específico para atuar nesses casos”, destacou.

O GM Rosevaldo Efigênio participou do treinamento e ressalta a importância das instruções. “O objetivo é nos prepararmos para situações adversas, como um possível atentado ou no caso de ter pessoa armada num ambiente onde há aglomeração de pessoas”, disse.

O instrutor Paul White explica o objetivo da experiência. “O secretário Enio Bolivar me convidou para dar instruções sobre o Active Shooter. Eles estão instruídos sobre como parar a ameaça e salvar as vítimas”, frisou.

Bolivar também falou sobre a importância do treinamento para a Guarda Municipal. “Hoje, a Guarda Municipal está inserida no Sistema Único de Segurança Pública e está sempre presente nas comunidades e bairros. É importante que os GMs estejam preparados para atuar nesse tipo de situação. Não só a Guarda, como também os outros órgãos de segurança”, concluiu.

Ascom Semscs

 

 

bg azul