SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3377-3033 e 3315-4747 (disque-denúncia) | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Rui Palmeira entrega novas viaturas à Guarda Municipal

Entrega de novas viaturas para Gurda Municipal aconteceu nesta sexta-feira
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

A proteção do maceioense e do patrimônio público ganhou reforço. A Guarda Municipal de Maceió agora conta com cinco novas viaturas equipadas com radiocomunicadores digitais. O prefeito Rui Palmeira e o vice-prefeito Marcelo Palmeira entregaram os veículos adquiridos com recursos próprios do Município, nesta sexta-feira (02), na sede da Bike Patrulha, na Pajuçara. Além disso, a Prefeitura recebeu 270 radiocomunicadores digitais para uso dos agentes durante as ações.

O objetivo é “manter a capital mais ordenada e organizada”, como pontuou o prefeito Rui Palmeira. “São mais cinco viaturas, todas elas modernas e equipadas com rádios digitais. Conseguimos mais de 200 aparelhos para a comunicação não só da Guarda Municipal, mas também da SMTT e de outros serviços que vão agilizar as atividades da Guarda. Com mais estrutura, a gente está dando condições para que os guardas possam cumprir o papel de forma mais eficiente”, disse o gestor.

Prefeito Rui Palmeira destaca que a novidade vai melhorar a atuação da Guarda Municipal
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Rui Palmeira também lembrou outras conquistas para a atuação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs): “Conseguimos recentemente a capacitação de 50 homens e mulheres da Guarda, que foram preparados pela Polícia Federal, e agora estão prontos para receber o porte de arma de fogo. Outra ação importante foi iniciada ontem (1º), no Centro da cidade, que é a atuação do serviço voluntário remunerado. Conseguimos colocar 20 guardas pela manhã, 20 guardas à tarde, e tenho certeza que vamos expandir o serviço para outras áreas, como orla e  parte alta. Isso tudo vai melhorar a atuação da nossa Guarda”.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou que a novidade vai auxiliar a segurança da população. “É muito bom quando vemos a nossa Guarda equipada com coletes à prova de bala, armamento, novas viaturas e radiocomunicadores. Isso mostra que nós estamos prontos para ajudar a segurança pública do Estado a manter o ordenamento da cidade, que tem mais de um milhão de habitantes. Então, quanto mais a Guarda estiver fortalecida, mais a cidade fica tranquila”, disse.

Vice-prefeito Marcelo Palmeira: “Novas viaturas e equipamentos vão auxiliar a segurança dos maceioenses”.   Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Para o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, o Município dá dignidade aos servidores. “É dignidade que a Prefeitura oferece aos nossos guardas. Agora eles vão se comunicar em todo território de Maceió. Isso também são melhores condições de trabalho, porque temos viaturas com ar-condicionado, com potência para fazer um acompanhamento e condições ideais de trabalho para a nossa Guarda. É ideia do prefeito que a  gente faça com que a Guarda tenha um trabalho de patrulhamento na cidade”, ressalta Bolivar.

“Dignidade e melhores condições de trabalho”, ressalta Ênio Bolivar, titular da Semscs. Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Além dos cinco veículos já equipados, todos as viaturas da Semscs vão receber radiocomunicadores digitais para uma comunicação mais ágil e prática. Ao todo, estão sendo disponibilizados 270 equipamentos, adquiridos com recursos do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça. Os equipamentos serão instalados em 47 viaturas, três em pontos fixos e os demais são portáteis, para uso pelos agentes durante as ações.

“Com equipamento mais qualificado, a gente vai prestar um melhor serviço para a população”, disse o guarda municipal José Paulo Souza.

“A gente está preparado para atender”. É essa a sensação de quem vai utilizar os novos veículos e equipamentos. O guarda municipal José Paulo Souza reconhece que as novas condições melhoram os serviços que beneficiam a população: “Com equipamento mais qualificado, a gente vai prestar um melhor serviço para a população e dar mais assistência aos postos de saúde, escolas e outros prédios públicos. Os rádios vão deixar o trabalho mais dinâmico, porque assim que alguém acionar na central, estaremos prontos para agir”.

O secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto, o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, o secretário-adjunto da Semscs, Dogival Ferreira, e o inspetor-geral da Guarda Municipal, Jerônimo Barbosa,  também participaram da solenidade de entrega.

Letícia Pascoalino e Thiago Aquino/Secom Maceió