GP

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá.
CEP 57022-180 // Fone: 3315-5070 / 3315-5072

Prefeitura, Unicef e Canal Futura avaliam Maleta Juventudes

Encontro aconteceu na sede da Prefeitura, em Jaraguá. Foto:Marco Antônio / Secom Maceió

Representantes da Prefeitura de Maceió, Canal Futura e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se reuniram, nesta quinta-feira (15), para avaliar as ações do Projeto Maleta Juventudes na capital. A iniciativa da Fundação Roberto Marinho propõe uma mobilização com jovens a partir de um kit com conteúdos pedagógicos que apresentam questões pautadas pelo Estatuto da Juventude. No Município, as ações acontecem em escolas, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e com a população em situação de rua.

Andréa Houly, chefe de gabinete da Prefeitura, explicou o objetivo do encontro. “É uma reunião de monitoramento do Maleta Juventudes com a presença do Canal Futura e diversas instituições que receberam o conteúdo. Hoje a gente faz um monitoramento para saber como está sendo esse trabalho”, disse.

Andéa Houly, chefe de Gabinete, falou do objetivo do encontro . Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O material disponibilizado pelo projeto é elaborado por jovens e organizações que atuam em várias regiões do país. O resultado chega a jovens principalmente em situação de vulnerabilidade social, como lembrou Kelly Silveira, assessora de articulação da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância. “É um acervo imenso de DVDs, planilhas, cartazes e encartes feito pela juventude e a gente executa as ações em Cras, Creas, universidades e Consultório na Rua. Todas as instituições estão envolvidas para aplicar esse material com o público alvo que são os jovens e adolescentes”, informou.

Assessora de articulação da PCU, Kelly Silveira, lembra que ações estão presentes em várias instituições. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O programa responsável por levar atenção integral a pessoas em situação de rua, o Consultório na Rua, aprova as propostas do projeto. “É um grande desafio, mas o material é muito potente e é uma ferramenta que dá para utilizar. A gente faz adequações para usar no espaço da rua, na comunidade, com adolescentes e jovens. Tanto o conteúdo do material como a proposta para conduzir os grupos, tem a ver com o público que a gente trabalha. É uma ferramenta na mão que se conecta com a saúde de forma ampliada”, explicou Jorgina Sales, coordenadora das equipes.

Jorgina Sales,  coordenadora do programa Consultórios de Rua em Maceió, destaca importância do projeto
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A mobilizadora do Canal Futura, Cinthia Sarinho, destacou que o intuito é divulgar o Estatuto da Juventude, que determina os direitos dos jovens que devem ser garantidos. “O Projeto Maleta Juventudes tem o compromisso de disseminar ações educativas para a transformação social. Ele foi construído por muitas mãos com a participação efetiva de jovens de diferentes regiões do país, que trazem as diferentes discussões que estão pautadas no Estatuto da Juventude. Aqui em Maceió, a nossa parceria acontece através do Unicef com a PCU e é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que articula um conjunto de organizações sociais que implementam ações e políticas públicas com as juventudes”, detalhou.

Mobilizadora do Canal Futura, Cinthia Sarinho participou da avaliação do projeto. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Cinthia também detalhou o conteúdo disponibilizado pelo projeto. “O kit é composto por materiais pedagógicos, vídeos produzidos pelo Canal Futura, conteúdos diversos produzidos por parceiros que dialogam e que discutem questões, como educação, saúde, drogas, violências sexuais e trabalho infantil. A principal contribuição que a gente vem construindo ao longo desses anos de projeto é prepará-los na perspectiva dos seus direitos e que eles possam vivenciar esses direitos, sem deixar nenhum jovem para trás”, acrescentou.

Juliana Vergetti é consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) e enaltece projeto
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A PCU reconhece a importância do projeto para a sociedade. Juliana Vergetti é consultora do Unicef para a PCU e ressaltou as ações. “O projeto vem para contribuir para implementação das ações da PCU, que são desenvolvidas em Maceió desde 2013, e o Canal Futura vem apoiando o trabalho e as ações que o Unicef vem realizando na capital. Isso tudo estimula o protagonismo de crianças e adolescentes, ouvindo esse público para assegurar direitos. Aqui temos as instituições que participam, foram capacitadas e receberam o material. É uma rede de proteção e de garantia de direitos que se forma”, pontuou Juliana.

Secom Maceió