
SEMAS
Secretaria Municipal de Assistência Social
Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Programa Primeira Infância Cidadã realiza segunda capacitação
Foi iniciado nessa quarta-feira (14) a segunda etapa da capacitação para os profissionais que atuarão no Programa Primeira Infância Cidadã da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O treinamento, que segue até o dia 23 agosto, está sendo realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Área Lagunar, no bairro do Prado, na parte baixa da capital.
Segundo a coordenadora do programa, Wellida Santos, a primeira parte foi realizada dos dias 5 a 9 deste mês, no Maceió Mar Hotel. “No primeiro momento, os multiplicadores do Ministério da Cidadania e as multiplicadoras da Secretaria Municipal de Assistência Social capacitaram os supervisores, os visitadores, os profissionais do Cras, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das Unidades de Acolhimento referente ao programa”, disse a coordenadora.
A segunda etapa da capacitação é mais especifica, já que a primeira abordou o programa em um contexto geral. “A partir desta etapa, nós iremos falar da execução do programa. Das funções, além de abordar as atribuições de cada profissional. Então, essa parte é especifica somente para os supervisores e visitadores”, esclareceu Wellida.
Os supervisores capacitados na semana passada estão treinando as equipes do programa que atuarão nas regiões do Cras Bela Vista, no Sítio São Jorge, e do Cras Área Lagunar e Selma Bandeira, no Benedito Bentes.
Os profissionais farão acompanhamentos e orientações domiciliares, auxiliando gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
A coordenadora ressalta que a qualificação vai preparar os visitadores para tratar das visitas domiciliares, que é a ferramenta de trabalho de cada um dos visitadores. “Serão realizadas as visitas domiciliares a famílias que possuem esse público e que estão inseridas nos atendimentos dentro dos territórios dos Cras. Os supervisores irão dar o suporte e realizar os acompanhamentos para dar as devidas resoluções que forem apresentadas nas demandas”, concluiu a coordenadora.
A meta de atendimento do Programa Primeira Infância Cidadã para Maceió são 1500 famílias.
Maria Maia (estagiária) / Ascom Semas