feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Avenida da Paz, 1422, Centro
CEP 57020-440 // Fone: (82) 3336-4409. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Clean Up Day reúne voluntários na orla no próximo sábado

Maceió recebe no próximo sábado (21) mais uma edição do Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza nas Praias. O evento, que chega a décima primeira edição em 2019, deve reunir mais de 1500 participantes na orla de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca em uma ação voluntária com o propósito de fortalecer a conscientização quanto à preservação do meio ambiente, em especial das praias – principal atrativo turístico da capital alagoana.

Centenas de voluntários participaram de evento no ano passado. Foto: Instituto Biota

O Clean Up Day é uma ação internacional que acontece em 150 países e mobiliza milhões de voluntários ao redor do mundo. A ação em Maceió é uma iniciativa do Instituto Biota de Conservação em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Segundo a assessora técnica da Semtel, Adriene Marinho, a ação do Clean Up Day é um reforço importante no trabalho permanente da Prefeitura de Maceió de manutenção e limpeza das praias da capital alagoana, um dos maiores atrativos turísticos da cidade. “A Prefeitura já mantém um trabalho constante nesses espaços a fim de oferecer um ambiente saudável para quem visita a orla de Maceió. Uma ação como essa do Clean Up Day é importante para que a gente consiga estimular ainda mais a conscientização e a colaboração dos maceioenses e turistas neste sentido,” comentou.

O mutirão de limpeza nas praias também conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal), Sebrae, Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sindplast), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Grupo Escoteiros Guardiões da Amizade.

Como participar

Para participar da ação, basta comparecer a um dos dois pontos de concentração na orla, de onde os voluntários sairão em grupos organizados para o mutirão de limpeza – Posto 7, na Jatiúca, e a Balança do peixe, na Pajuçara. Nos pontos de encontro, haverá café da manhã e distribuição de camisetas, bonés, copo retrátil, luvas e sacolas para a coleta dos resíduos.

O encontro para o início dos trabalhos está marcado para às 8h. Os grupos seguirão para o antigo Alagoas Iate Clube (Alagoinhas), na Ponta Verde, onde será realizado o já tradicional abraço simbólico e o sorteio de brindes, para participar se inscreva AQUI.

Confira algumas dicas sobre como se preparar para participar da ação:

1- Combine com um grupo de amigos para facilitar os trabalhos;

2- Use roupas leves e se proteja do sol com protetor solar, óculos e boné;

3- Esteja calçado, de preferência de tênis;

4- Use luvas para coletar os resíduos;

5- Depois que coletar e colocar tudo em uma sacola ou balde, separe o lixo que pode ser reciclado.

Ascom Semtel

bg azul