SEMED

Rua General Hermes, 1199, Cambona
CEP 57017-000 // Fone: (82) 3315-4553. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Estudantes da Escola Nosso Lar inauguram horta

Hortas hidropônicas consistem no cultivo de vegetais apenas com a imersão das raízes em água rica em nutrientes, sem que haja a necessidade de um terreno com terra. A técnica passou a ser conhecida pelas crianças da Escola Municipal Nosso Lar, localizada no Vergel do Lago, a partir da do projeto Enactus, iniciativa de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante a inauguração da horta na unidade, os alunos do Ensino Fundamental II plantaram as sementes que serão cultivadas.

Alunos da Escola Municipal Nosso Lar com Lílian Vicente, do Projeto Enactus, fizeram o plantio das sementes na horta. Foto: Nathaly Correia/ Ascom Semed

As oficinas iniciaram em março de 2018, quando, após análise, o Enactus escolheu a escola pelo trabalho já realizado com os alunos sobre meio ambiente. “Desde o início nós percebemos que os alunos estavam abertos à proposta e a direção também apoiou a iniciativa. Começamos a fazer oficinas com eles sobre educação ambiental e iniciamos a construção da horta com as explicações sobre o que era”, afirmou Lilian Vicente, uma das representantes do projeto que esteve presente na inauguração.

Os alunos fizeram fila para plantar suas sementes na horta inaugurada. Foto: Nathaly Correia/Ascom Semed

Para a diretora da escola, Gilda Verbênia, o trabalho desenvolvido com os alunos contribui para a difusão de novos conhecimentos. “Eles levaram esses conhecimentos sobre a horta para a casa, para a comunidade, além do aprendizado que tiveram sobre como utilizar todos os espaços, verticais e horizontais no cultivo”, comentou.

Estudantes participaram do cultivo da horta

Os alunos envolvidos desde as oficinas até a montagem da horta têm entre 11 e 15 anos e estudam nos períodos vespertino e matutino da Escola.

Alunos da Escola Nosso Lar com a diretora da unidade e os integrantes do Projeto Enactus na inauguração. Foto: Nathaly Correia/Ascom Semed

O estudante do 4º ano, Jhonathan Sales, de 11 anos, falou, animado, sobre sua participação em todo o processo da horta hidropônica. “Minha avó ensinou a cuidar do meio ambiente, a mexer nas plantações e, quando começaram a construir a horta, eu pensei logo que poderia ajudar. Quando iniciaram a construção, as tias faziam oficinas com brincadeiras sobre os vegetais, mas eu não queria participar delas e sim cortar as garrafas, auxiliar nesse trabalho”, contou.

O aluno do 4º ano, Jonhatan Henrique Sales mostra como ficaram as garrafas PET que servem de “vaso” na horta. Foto: Nathaly Correia/ Ascom Semed

O garoto relata que adotou as dicas do projeto em casa e começou a própria horta, e que esse conhecimento passou a ajudar no sustento dele e de suas irmãs, além da alimentação da família. “Depois das dicas, eu comecei a plantar alface e coentro igual fazemos aqui, com garrafa PET que eu mesmo cortei. Como minha mãe vende no mercado, ela começou a cultivar tanto para comermos, quanto pra ganhar dinheiro”,  explicou o aluno.

Alunos, professoras e voluntários ficaram satisfeitos com o resultado do projeto. Foto: Nathaly Correia/Ascom Semed

O aspecto nutricional da horta já é comemorado na Escola e auxilia o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a alimentação dos estudantes. “Nossa merenda já é focada nessa relação entre alimento e indivíduo, que o utiliza para o seu bem viver, de maneira sustentável e consciente. Com a horta, eles podem plantar e consumir esse alimento também em casa, seguindo as diretrizes que ensinamos com o cardápio da Semed”, finalizou Gilda.

Nathaly Correia (estagiária)/ Ascom Semed