SMS

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Fone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Farmacêutica desenvolve acompanhamento de saúde para pacientes

Servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde 2004, a farmacêutica Cláudia Cristina Nóbrega de Farias Aires atua na Unidade Docente Assistencial (UDA) Doutor José Lages, localizada na Universidade Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas. A profissional desenvolve um trabalho de acompanhamento farmacoterapeutico de pacientes, o que tem feito a diferença nas condições de saúde dos usuários.

A profissional participou do curso Cuidado Farmacêutico no SUS, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), e já sente a diferença nas rotinas de trabalho. “A troca de experiências com outros profissionais e apoio dos professores e tutores foi muito importante para melhorar minha forma de atender aos pacientes”, afirma.

Farmacêutica Cláudia Aires em atendimento. Foto: Equipe – UDA Dr José Lages

Entre abril e julho deste ano, Cláudia Aires realizou 55 atendimentos individuais – segundo registro no eSUS – com 23 verificações de glicemia capilar e 43 aferições de pressão arterial. Ela também participou de 14 atividades coletivas, o que inclui palestras em sala de espera e grupo de pacientes, participação em matriciamento e Projeto Terapêutico Singular, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Cláudia realizou, ainda, o acompanhamento farmacoterapeutico de 14 usuários, com registro de uso de 71 medicamentos. Nesses atendimentos, ela detectou 27 problemas farmacoterapêuticos, destacando-se um percentual de 37% para os problemas relacionados à adesão ao tratamento. Das 71 intervenções farmacêuticas realizadas, 72% foram acordadas diretamente com o usuário.

A farmacêutica detalha que dos 14 pacientes com hipertensão, 10 têm registro do monitoramento tanto no início da prestação do serviço clínico quanto na última consulta farmacêutica. “O que pude observar nesse cenário é que por conta desse acompanhamento foi registrada uma redução média na pressão arterial desses usuários. É o cuidado farmacêutico influindo diretamente na redução ou mesmo eliminação de fatores de risco e consequente melhoria das condições de saúde dos pacientes”, explica.

Com esses resultados e o desejo de consolidar o cuidado farmacêutico no ambiente de trabalho, a profissional trabalha com o setor de informática da SMS um programa que facilite o registro desses dados e a compilação de resultados de forma ágil.

Formação

A servidora é formada em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), fez especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica e Farmacologia Clínica e concluiu mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 2016.

Ana Cecília da Silva  / Ascom SMS