feed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199, Cambona
CEP 57017-000 // Fone: (82) 3315-4553. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Novas quadras unem escola e comunidade em torno do esporte

No ambiente escolar, a prática de atividade física vai além de correr, jogar bolar, disputar torneios. Ela promove integração, momentos de lazer, e ultrapassa os muros da escola. Pensando nisso, a Prefeitura de Maceió vem restruturando e ampliando o números de escolas com quadras poliesportivas.

Das 10 quadras poliesportivas e um ginásio poliesportivo previstos para serem reformados, quatro delas já foram entregues à comunidade. As próximas a serem reinauguradas estão sendo aguardadas com muita expetativa por alunos, professores e direção escolar. Previstas para serem entregues em outubro, as quadras das escolas Donizete Calheiros, na Santa Lúcia, e Sérgio Luis Pessoa Braga, na Chã da Jaqueira, estão recebendo acabamentos finais.

Estrutura da quadra poliesportiva da escola Sérgio Luiz Pessoa Braga. Fotos: Ascom Semed

A vice-diretora da escola Sérgio Luiz Pessoa Braga, Maria Sandra Rodrigues, conta que a entrega da quadra é um sonho antigo não só dos alunos, mas também da comunidade. “A reivindicação da quadra é grande, porque é o único espaço ao redor da escola que temos para o lazer dos moradores do bairro. Há uma parceria com a população, visto que ela a utiliza para a prática de capoeira e esportes diversos. A reforma será ótimo para uma maior integração entre alunos, pais e familiares. Todos estão aguardando ansiosos pela reinauguração’’, explicou.

A escola atende a 362 alunos, distribuídos do 1º ao 5º ano em seis turmas no turno da manhã e seis à tarde, além dos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Os alunos do EJAI, aliás, que estão super curiosos pra saber como serão as atividades desenvolvidas na nova quadra.

Alunos da escola Sérgio Luiz Pessoa Braga durante o recreio. Foto: Ascom Semed

“A professora de educação física já utilizava a quadra com os estudantes do EJAI durante a noite, e desde o início da reforma eles estão nessa expectativa. Aí já vieram olhar, perguntam quando vai ser inaugurada, enfim, é uma expectativa geral. Dos menores aos adultos da EJAI, todo mundo está no aguardo”, complementou Sandra, que acompanha de perto a ansiedade dos alunos pelo novo equipamento.

O aluno Davi Rodrigues, ansioso pela reinauguração da quadra. Foto: Ascom Semed

O aluno do 5º ano Davi Rodrigues da Silva, da escola Sérgio Luiz, não vê a hora de poder jogar futebol na quadra. “Sem quadra é muito difícil para gente praticar esportes. A gente gosta de gastar energia. Vou jogar muita bola ai dentro”, falou o aluno que, no recreio, ama jogar futebol e atua como zagueiro.

Já a professora de Educação Física da escola, Sandra Moura, conta que a nova quadra vai impactar diretamente na qualidade do trabalho realizado com os estudantes. “Sem dúvida haverá comemoração por parte dos moradores e, principalmente, de nós da escola, porque teremos um maior conforto para os alunos. É um momento muito aguardado por todos. A escola tem 30 anos de existência – eu leciono aqui há 17 -, e desde então reivindicamos a obra da quadra nova”, afirmou a professora.

A diretora da escola Donizete Calheiros, Tereza Cristina Tenório, em meio às obras da quadra da escola. Foto: Ascom Semed

No bairro da Santa Lúcia, a comunidade da Escola Donizete Calheiros espera que a construção de uma nova quadra esportiva sirva de incentivo aos alunos que não se exercitam. “Infelizmente, quando a gente vai jogar nunca tem muita gente. Eu estou bem ansiosa para a entrega da quadra, porque vai chamar mais atenção dos alunos e motivá-los a virem jogar com a gente também. São poucas as pessoas que brincam com a gente no queimado. Aí eles vão nos ver jogando e vão querer brincar”, disse a pequena Evelin Jordana, de dez anos, aluna do 4º ano da escola.

Vestiários da quadra poliesportiva da escola Donizete Calheiros. Foto: Ascom Semed

Mas a quadra não vai contribuir apenas no fomento ao esporte. Eventos ligados aos projetos pedagógicos realizados pela escola terão, agora, um espaço maior para se desenvolver. “Com a inauguração da quadra, a escola terá um espaço coberto para os eventos culturais organizados pelos alunos e professores, para a reunião de pais e para realizarmos as apresentações das finalizações dos nossos projetos. Enfim, com certeza ela vai contribuir para aproximar mais a comunidade da escola”, pontuou a diretora da Escola Municipal Donizete Calheiros, Tereza Cristina Tenório.

Nathaly Correia/estagiária (Ascom/Semed)

bg azul