SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3377-3033 e 3315-4747 (disque-denúncia) | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Órgãos municipais estudam normas para a Rua Fechada

A partir deste domingo (15) não será permitido o aluguel de equipamentos elétricos ou motorizados por causa do risco de acidentes. Foto: Alberto Jorge (Ascom Semscs)

A área do Projeto Domingo de Lazer, também conhecido como Rua Fechada, na orla marítima, está sendo objeto de estudo para um reordenamento, com a elaboração de normas de condutas para o espaço. Os órgãos municipais envolvidos no projeto planejam a setorização das atividades, separando as áreas dos eventos, músicas e tradições; de brinquedos e brincadeiras; e área de quadriciclos, patins e skates.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, como parte das condutas, não será liberado o aluguel de equipamentos elétricos ou motorizados, a exemplo de patinetes elétricos, hoverkarts e skates elétricos, na área do Projeto Domingo de Lazer. Isso porque alguns deles podem empreender velocidade de 15 a 20 km/h, a depender do modelo, expondo a risco de atropelamentos os pedestres que circulam na área.

“Nossa principal preocupação é com a segurança da população e aquela é uma área com grande fluxo de pessoas, incluindo idosos e crianças que transitam, principalmente, a pé. Esses brinquedos e veículos elétricos envolvem o risco de acidentes, até mesmo com a possibilidade de morte. É importante que a população compreenda e colabore, inclusive, informando aos fiscais se apareceram casos dessa natureza no espaço de lazer da Rua Fechada aos domingos”, destaca o secretário.

Bolivar alerta que a medida começa a valer a partir deste domingo (13) e estarão liberados apenas equipamentos movidos à propulsão humana, como bicicletas, quadriciclos, skates e pequenas motos elétricas infantis. “É importante lembrar também que existe a ciclovia e setor específico para utilização destes equipamentos”, orienta.

Os estudos de reavaliação do projeto estão sendo realizados pelas Secretarias Municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Transporte e Trânsito (SMTT).

Ascom Semscs