SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Projeto Escola Legal atende jovens em medida socioeducativa

O Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) do Creas Poço está realizando o projeto Escola Legal, em parceria com as redes municipal e estadual de ensino. O objetivo é levar ações educativas para escolas que possuem adolescentes e jovens assistidos pelos programas LA e PSC.

Nesta terça-feira (17), cerca de 50 adolescentes da Escola Estadual Theonilo Gama, no bairro do Jacintinho, assistiram a uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis  (IST)/HIV AIDS, com dinâmica de grupo para facilitar a compreensão de como acontecem a transmissão do HIV e das IST.

O  Projeto Escola Legal visa ampliar os espaços de inserção para os jovens em  cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.

Segundo a assistente social, Janeleusa Santos, durante o acompanhamento dos adolescentes que estão em medidas socioeducativas, os profissionais perceberam a necessidade de trabalhar temas variados como IST, saúde mental, gravidez na adolescência, entre outros. “Na escola também fizemos uma enquete para que sugerissem as temáticas que mais lhes interessavam. Alguns dos temas que escolheram foram drogas e violência, que já trabalhamos com eles”, explicou.

Cerca de 50 alunos participaram da palestra sobre IST/HIV AIDS

Ainda de acordo com a assistente social, a escola foi escolhida porque é a que possui mais jovens em medida socioeducativa na área de abrangência do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Poço. “A escola é um espaço fundamental para construção de conhecimentos e saberes não apenas na perspectiva de sala de aula. Dessa forma, atividades como palestras, rodas de conversas e discussões em grupo são também importantes, especialmente de temas ligados à adolescência. O projeto é aberto para todos os alunos da escola, não só para os adolescentes do programa de Liberdade Assistida  e de Prestação de Serviços à Comunidade “, destacou.

O projeto Escola Legal acontece desde o mês de maio e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Alagoas. As atividades são realizadas semanalmente na Escola Estadual Theonilo Gama, no horário noturno. No dia 22 de outubro haverá uma ação em parceria com a SMS que ofertará testes rápidos para HIV, Sifilis, Hepatites B e C, das 18h às 21h.

O LA e o PSC são medidas socioeducativas para o atendimento e acompanhamento de adolescentes em conflito com a Lei, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente, e deve contribuir para o acesso a direitos e para a reinserção de novos valores na vida pessoal e social de adolescentes e jovens. Os programas atendem adolescentes de 12 a 18 anos, e jovens até 21 anos.

Estes serviços são mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e possuem uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, advogados e orientador social. O programa é desenvolvido nos Creas de Maceió. No Creas Poço, são assistidos cerca de 150 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas