feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Servidores finalizam curso de apoiadores da Política Nacional de Humanização

Concluintes da 4ª turma do Curso de Apoiadores da PNH. Foto: Divulgação

Profissionais de saúde do Município encerraram, esta semana, sua participação na IV turma do Curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH). Iniciada em maio pela Gerência Executiva de Valorização de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa contou com a parceria da Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“O curso teve cinco meses de duração e foi estruturado de forma semipresencial, com quatro módulos presenciais e os demais em formato EAD, sendo realizado com o objetivo de formar multiplicadores para trabalhar a PNH nos serviços de saúde”, explica Katiane Alves, coordenadora geral da CDRH.

A coordenadora da CGDRH, Katiane Alves (2ª à direita), com os servidores Bruna Barros e Adriana Pessoa (à esquerda) e Rogério Peixoto. Foto: Divulgação

O encerramento do curso aconteceu no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), quando os servidores da SMS apresentaram três projetos de intervenção: “A Educação Permanente como Potencializadora do Cuidado em Saúde Mental no CAPSi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira”, apresentado por Adriana Madeiro Pessoa; “Implantação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) da Política Nacional de Humanização na Unidade de Saúde da Família João Sampaio”, exposto por Rogério Café Peixoto; e “Implantação da Diretriz do Acolhimento no Processo de Trabalho nas Unidades de Saúde Carla Nogueira e CAIC II”, por Bruna Amorim Barros.

A Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos vem discutindo essas Políticas de Educação Permanente em Saúde e Humanização nos serviços de Saúde de acordo com as diretrizes da PNH na qualidade no acesso e acolhimento do usuário.

PNH

 A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (PNH) está inserida em todas as políticas e programas do SUS e se operacionaliza por meio de ferramentas e dispositivos para consolidar redes, vínculos e corresponsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores. A ideia principal é produzir mudanças nos modos de gerir, cuidar e fomentar a divulgação do SUS que dá certo, tendo como método a inclusão dos diferentes sujeitos, a inclusão dos analisadores sociais e inclusão dos coletivos.

Ascom SMS

bg azul