SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Capsi comemora Dia das Crianças com usuários e familiares

Usuários, familiares e profissionais comemoraram o Dia das Crianças no Capsi

Para Lucas Gabriel Fortunato, de 11 anos,  as melhores coisas de uma festa são as comidas e as brincadeiras. E isso não faltou na comemoração do Dia das Crianças do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado na Serraria, que aconteceu nos dois turnos desta quarta-feira (9).

Dando início ao mês mais festivo na unidade que atende crianças e adolescentes, a programação contou com brincadeiras, pula-pula, piscina de bolinhas, música, lanches e muito doce, tema da festa.

Lucas Gabriel aprovou a comemoração. “Pra mim é a melhor parte. Aqui eu gosto das brincadeiras, das resenhas com os colegas, dos tios e das tias”, disse o usuário, que está há quase quatro anos no serviço.

A mãe do menino, Mirian Fortunato, destaca a melhora no comportamento do filho que tem Hiperatividade e Transtorno Opositivo Desafiador. “Desde quando ele começou a vir pra cá, melhorou bastante o desenvolvimento dele em casa, com os amigos, entre outras coisas. Eu não tenho o que reclamar, cada vez eles [os profissionais] têm mais coisas aqui e isso é muito bom para todos os usuários. O Lucas gosta muito daqui e de todo mundo”, relata.

Mirian e Lucas Gabriel, usuário do Capsi

A pedagoga do Capsi, Eliane da Silva, frisa a importância terapêutica dessas atividades para os usuários, influenciando, de forma positiva, na maneira de convivência e  socialização. “São muito importantes esses momentos com as crianças, porque elas interagem com os profissionais e familiares, e a gente consegue proporcionar pra eles momentos de alegria, de lazer e é terapêutico. E essas datas eles, muitas vezes, não têm nem como comemorar e aqui eles conseguem se tornar crianças. A gente consegue resgatar as brincadeiras tradicionais e visualizar neles a felicidade, para a gente é muito bom”, comentou a profissional, destacando a adesão dos usuários às comemorações na unidade.

De acordo com Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, este é um momento de unir a comemoração do Dia das Crianças e do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. “Como trabalhamos com esse público, a criança e o adolescente, então nós procuramos sempre ressaltar essa data, fazendo alguma atividade lúdica com eles. Serão desenvolvidas várias atividades em que a gente ressalta a questão do Dia Mundial da Saúde Mental. Então, a gente não faz referência apenas às crianças, mas aos cuidados a essa pessoa que tem um sofrimento psíquico”, afirmou.

Usuários, familiares e profissionais comemoraram o Dia das Crianças no Capsi

Mês das Crianças

Além da festa de Dia das Crianças na unidade, os usuários participarão de vários passeios durante todo o mês. De acordo com a gerente do Capsi, Lannaisy Torres, o intuito das atividades é ofertar mais uma forma terapêutica e para eles estarem inseridos nesses espaços e vivenciando momentos diferentes.

“É uma honra participar desses momentos. A gente sabe o quanto é primordial esses dias de lazer e momentos de alegria para essas crianças. E a equipe sempre se disponibiliza em dar o seu melhor, principalmente nesse mês em que se comemora o mês das crianças. A gente sempre tem o privilégio de expor o que é compartilhado no Capsi e também trazer dias de diversão para essas crianças”, destaca Lannaisy.

As ações de outubro contam com passeios externos ao Parque Municipal, Parque Shopping e Sesc Guaxuma. “Durante todo o mês de outubro a gente tem uma programação bem especial, voltada pra o mês das crianças, em que eles vão desfrutar de momentos e também alguns eventos voltados externamente para o serviço. Uma programação bem especial vem sendo preparada para eles e é de extrema importância, até porque a gente precisa inserir essas crianças na sociedade, que precisa ter um olhar para elas”, finaliza a gerente da unidade.

Profissionais do Capsi, que fica no Conjunto José Tenório, na Serraria. Foto: Diego Figueiredo.

Graziela França/ Ascom SMS