SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3377-3033 e 3315-4747 (disque-denúncia) | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Dia da Guarda Municipal tem programação especial

Data foi instituída por Lei Federal em 2009. Foto: Ascom Semscs

Nesta quinta-feira (10) é celebrado nacionalmente o Dia da Guarda Municipal, instituído pela Lei 12.066 de 2009. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) planejou uma programação especial no Calçadão do Comércio, Centro de Maceió, local de trabalho de alguns dos guardas, a partir das 8h. A comemoração contará com a apresentação da Banda da Guarda Municipal, exposição de viaturas e homenagens.

A Guarda Municipal de Maceió foi criada pela lei nº 3.823, de 29 de dezembro de 1988 e implantada por meio da lei 3.961, de 29 de dezembro de 1989. São mais de 700 guardas municipais que estão à disposição da população. Com os objetivos de melhor atender às demandas diárias e atuar de forma preventiva, a Guarda Municipal de Maceió prima pela difusão da filosofia de segurança comunitária. A corporação faz-se presente por meio de seus grupamentos. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e o Grupamento de Ação e Apoio Operacional (GAAO) atuam na cobertura dos prédios públicos por meio de rondas e pontos-base, o Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP) tem destaque no apoio às ações da semas, a Bike Patrulha atua na orla marítima, o Grupamento Guarda Faz Escola atende estudantes de escolas municipais levando atividades lúdicas e noções de cidadania e a Banda de música é importante elemento difusor da filosofia de segurança comunitária.

A Guarda Municipal também desenvolve atividades esportivas abertas à sociedade, que pode participar gratuitamente de projetos como o Guardas nadadores, Clube Cândido de judô, e acompanhar a trajetória individual de alguns guardas atletas em competições. O esporte aproxima a corporação e a sociedade, e exercita o corpo e a mente dos agentes.

Segundo o titular da Semscs, Enio Bolivar, a Guarda Municipal desenvolve um importante papel de segurança comunitária. “Os guardas municipais trabalham diariamente com a população, tendo um contato direto e buscando segurança para todos. Não poderíamos deixar de comemorar esse dia, homenageá-los e incentivar para que possamos avançar e melhorar cada vez mais”, ressalta.

Ascom Semscs