feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Saúde Bucal: SMS realiza ação de prevenção em clínica

A Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (09), uma ação de prevenção e promoção à saúde bucal para crianças e adolescentes atendidos pela Clínica Guri, localizada na Cambona. Realizada em parceria com a Gerência de Saúde Bucal da SMS, a iniciativa é uma ação do Projeto Sorridef, que atua com o público de 0 a 12 anos, realizando avaliações odontológicas.

Ação de Saúde Bucal na Clínica Guri. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Priscila Gusmão, dentista do GAPD da SMS, explica que o Sorridef realiza ações de prevenção tanto em Centros Especializados em Reabilitação (CERs) quanto em Pontos de Atenção do Município. “Com essas atividades, buscamos facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao atendimento odontológico tanto na Atenção Básica quanto na Especializada. Para isso, fazemos palestras de prevenção, escovação supervisionada, aplicação de flúor e em caso de necessidade, encaminhamos os pacientes para as Unidades Básicas e para os serviços especializados, como o PAM Salgadinho ou o Centro Especializado em Odontologia (CEO) Rafael de Matos”, destaca.

Priscila Gusmão, dentista do GAPD da SMS. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Durante as ações do projeto, os profissionais avaliam a deficiência e a necessidade do paciente, que é encaminhado para dentistas da rede municipal capacitados para o atendimento de pessoas com necessidades especiais nos mais diferentes protocolos – deficiência intelectual, sensorial (auditiva e visual), paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Síndrome Congênita do Zika Vírus e pacientes acamados.

Para Jaise Lima, dentista e supervisora do Programa de Prevenção em Saúde Bucal do Município, pacientes com necessidades especiais, principalmente crianças, encontram dificuldades no atendimento. “Buscando diminuir essas dificuldades é que capacitamos os profissionais das unidades básicas de modo que esse paciente já seja direcionado para um atendimento adequado a sua condição, para que a gente consiga prestar uma assistência melhor. Além disso, sempre estamos atuando junto as parcerias com a Ufal, Cesmac, Unit, o que nos possibilita uma melhor atendimento também”, afirma.

Para Jaise Lima, dentista e supervisora do Programa de Prevenção em Saúde Bucal do município. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Andréa de Albuquerque é diretora e responsável pelo Núcleo de Atendimento a Criança Especial (Nace) da Clínica Guri e avalia como positiva a parceria com a Saúde municipal. “No Nace contamos com uma equipe multidisciplinar com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos e a ação com a SMS é importante, pois mostra a demonstra a necessidade da inserção do odontólogo no atendimento dessas crianças, buscando assim prestar um atendimento integral a esses pacientes”, destaca.

Andréa de Albuquerque é diretora e responsável pelo Núcleo de Atendimento a Criança Especial (Nace) da Clínica Guri. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

bg azul