SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Curso aborda atuação da Saúde Mental em desastres

Curso é uma solicitação do Ministério da Saúde e acontece em Brasília. Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar e atualizar os profissionais, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde representaram Maceió durante o Curso Internacional de Atenção Psicossocial e Saúde Mental em Desastres, que teve início na segunda-feira (4) e encerrou nesta sexta (8), em Brasília.

Durante o evento foram abordados o histórico da saúde mental e atenção psicossocial em desastres, papel dos sistemas de saúde em desastres, comunicação de riscos, desastres intensivos e seus impactos na saúde mental, elaboração de estratégias, entre outros assuntos.

No curso estamos vendo as técnicas e estratégias de manejo de saúde mental em meio a demandas de emergências e desastres. Tivemos relatos de profissionais onde aconteceram os desastres e também da importância de cuidar daquela pessoa que está participando da ação”, destacou Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS e integrante do Comitê de Operações de Emergências em Saúde (Coes).

Izolda explicou, ainda, que o curso traz o que tem de mais moderno em estratégias, além de exemplos do que deu certo e errado em ocasiões anteriores, em diferentes locais, tanto na teoria, como na prática.

Também integrante do Coes, Analinne Maia, psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), disse que a capacitação auxilia com a disseminação das informações para o comitê. “Com isso, poderemos utilizar as estratégias no planejamento do trabalho, como também possibilita atuar como multiplicadora dos conhecimentos adquiridos”.

O curso, solicitado pelo Ministério da Saúde e ofertado pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), contou com a presença de profissionais do MS, Assistência Social, Defesa Civil, municípios afetados por desastre (como Mariana e Brumadinho) e pré-desastre, além de convidados.

Graziela França/ Ascom SMS